Costa explica Orçamento do Estado em 3 minutos e 10 segundos

  • Tiago Lopes
  • 12 Outubro 2021

Após a entrega da proposta do Orçamento do Estado para 2022, o Governo divulgou um vídeo onde o primeiro-ministro António Costa explica as principais novidades.

O Governo entregou esta segunda-feira no Parlamento a proposta de Orçamento do Estado para 2022. Faltavam cerca de 20 minutos para a meia-noite quando João Leão, ministro de Estado e das Finanças, entrou na Assembleia da República e entregou a pen a Eduardo Ferro Rodrigues.

Após a entrega do documento, o Governo divulgou um vídeo de três minutos e dez segundos, onde o primeiro-ministro, António Costa, explica as decisões políticas do Executivo para o próximo ano.

“O Orçamento do Estado para 2022 é um orçamento amigo do investimento, dirigido às classes médias e focado nos jovens”, começa por explicar o primeiro-ministro no vídeo colocado nas redes sociais e no site que o Governo lançou após a entrega da proposta.

O primeiro-ministro defende ainda que este é “um orçamento que promove o investimento com vista à recuperação económica do país. Um orçamento que permite pôr em marcha o Programa de Recuperação e Resiliência e que aumenta consideravelmente o investimento público em cerca de 30%.”

António Costa anuncia também a criação de dois novos escalões de IRS: “É um orçamento essencialmente dirigido às classes médias, através da criação de dois novos escalões para tornar o IRS mais progressivo e, portanto, mais justo, devolvendo assim às famílias um montante total de 150 milhões de euros por ano.”

Referindo-se aos jovens, o primeiro-ministro diz que este Orçamento investe “nos jovens na sua autonomização e às políticas de arrendamento acessível e de combate à precariedade com um grande alívio fiscal para os jovens que iniciam o seu percurso profissional.”

O chefe do Governo termina, dizendo que “este é um orçamento que” faz o país “avançar” e “que dá respostas concretas para melhorar a vida dos portugueses”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa explica Orçamento do Estado em 3 minutos e 10 segundos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião