Cinco têxteis portuguesas voam até Londres para conquistar mercado britânico

Entusiasmadas pela recuperação gradual dos indicadores do consumo de moda a nível mundial, cinco têxteis portuguesas vão marcar presença na London Textile Fair.

Depois da Première Vision em Paris e da Munich Fabric Start, cinco empresas portuguesas voam até Londres para marcar presença em mais uma edição da London Textile Fair, que decorre de 19 a 20 de outubro. A Burel Factory, Fitecom, Le Europe / La Estampa, TMG Lab e Adalberto vão levar à capital britânica as últimas novidades de um dos clusters mais antigos de Portugal.

A participar no certame londrino desde 2014, a Burel Factory considera a London Textile Fair “uma feira pequena mas com clientes e designers certos”. Quem o diz é a CEO da empresa, Isabel Costa, que vai levar à capital britânica novos padrões na expectativa de “reencontrar vários clientes neste mercado”.

Já a Adalberto tem como missão “reforçar e ampliar a presença no mercado inglês”. Tâmara Martins, do departamento de vendas da empresa, sublinha que a edição de julho “teve poucos clientes, mas foram clientes de qualidade, muito focados e direcionados no que queriam”. A Adalberto ruma até Londres para dar a conhecer ao mundo a coleção Outono Inverno 22-23 e para exibir a coleções cápsula de artigos com tecnologias inovadoras.

A La Europe /Le Estampa, que vai marcar presença no evento pela primeira vez, acredita que as feiras presenciais “são a melhor porta de entrada” “Estamos à procura de agentes no mercado do Reino Unido e também clientes finais”, conta Joana Silva.

A indústria está a recuperar da pandemia e dos prejuízos avultados. As exportações portuguesas de têxteis e vestuário reforçaram em agosto a tendência de crescimento, somando 3.582 milhões de euros no acumulado desde janeiro, mais 1,2% do que no mesmo período de 2019, de acordo com dados da ATP.

nos primeiros oito meses do ano, o setor exportou um total de 3.582 milhões de euros, registando um aumento de 1,2% face aos 3.540 milhões de euros do mesmo período de 2019 e subindo 16,8% relativamente aos 3.067 milhões de 2020.

De janeiro a agosto deste ano, o mercado do Reino Unido ocupa a quinta posição nos principais destinos de exportações portuguesas de têxtil. Entre 2019 e 2021, está entre os destinos com maior crescimento em termos absolutos, de acordo com dados da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cinco têxteis portuguesas voam até Londres para conquistar mercado britânico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião