Morreu Colin Powell, antigo secretário de Estado de George W. Bush

  • Joana Abrantes Gomes
  • 18 Outubro 2021

O general Colin Powell foi o primeiro afro-americano a ocupar cargos de alta responsabilidade nos EUA. Morreu esta segunda-feira, com 84 anos, devido a complicações causadas pela Covid-19.

Colin Powell, antigo secretário de Estado norte-americano na Administração de George W. Bush, morreu esta segunda-feira, com 84 anos, devido a complicações relacionadas com a Covid-19. O anúncio foi feito pela família nas redes sociais.

“O General Colin L. Powell, ex-secretário de Estado dos EUA e Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas, faleceu esta manhã devido a complicações da Covid-19”, escreveu a família Powell no Facebook, que acrescentou que Powell estava completamente vacinado contra o coronavírus.

Desde combater no Vietname a tornar-se o primeiro conselheiro de segurança nacional afro-americano já no fim da presidência de Ronald Reagan, a popularidade de Colin Powell aumentou após a vitória da coligação liderada pelos EUA durante a Guerra do Golfo. Em meados da década de 1990, chegou a ser considerado um dos principais candidatos a tornar-se o primeiro presidente afro-americano do país.

Ficou mal visto quando, como primeiro secretário de Estado de George W. Bush, deu informações erradas à Organização das Nações Unidas (ONU) para defender a guerra do Iraque, o que mais tarde considerou ser uma “mancha” no seu currículo.

Colin Powell nunca chegou a avançar com uma candidatura à Casa Branca. Mas, quando tomou posse como secretário de Estado de Bush em 2001, tornou-se o mais alto funcionário público afro-americano até então no país, ocupando o quarto lugar na linha de sucessão presidencial. “Penso que isto mostra ao mundo o que é possível neste país”, afirmou, na altura, durante a audiência de confirmação no Senado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morreu Colin Powell, antigo secretário de Estado de George W. Bush

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião