É gripe ou Covid? Saiba o que distingue os sintomas

Esta semana, arrancou a administração simultânea das vacinas contra a gripe e a Covid-19. O que distingue os sintomas destas duas doenças?

Com a aproximação do inverno, Portugal prepara-se para enfrentar o habitual período de gripes. Mas, à semelhança do ano passado, a Covid traz uma preocupação adicional. Afinal, que sintomas são mais comuns nestas duas doenças?

Esta semana, arrancou a administração simultânea das vacinas contra a gripe e a Covid-19. A medida vai abranger cerca de dois milhões de pessoas, sendo que os portugueses vacinados com estas duas vacinas em simultâneo podem ser aconselhados a tomar paracetamol, tendo em conta a possibilidade de existirem mais reações adversas provocadas pela administração conjunta.

Assim, os portugueses elegíveis para receberem estas duas vacinas devem aguardar a convocatória, que será feita por SMS, carta ou telefone. A vacinação vai decorrer num misto entre centros de saúde e de vacinação, sendo que com a administração da terceira dose da vacina para os maiores de 65 anos, as autoridades de saúde decidiram manter cerca de 339 pontos de vacinação espalhados pelo país.

Recorde-se que, paralelamente, desde 27 de setembro que decorre a vacinação gratuita para a gripe sazonal, estando previstas para esta época gripal (2021/2022) 2,24 milhões de doses de vacinas, um aumento de 146 mil vacinas face ao ano anterior, segundo dados da Direção-Geral de Saúde. Além disso, e por forma a proteger os trabalhadores, há já algumas empresas a avançar com programas de vacinação contra a gripe sazonal.

Certo é que os sintomas da gripe podem ser muito semelhantes aos registados em pessoas infetadas por Covid-19. Nesse sentido, a linha SNS24, do Serviço Nacional de Saúde, faz a seguinte distinção sobre estas duas doenças:

  • Covid-19: Os sintomas mais comuns da Covid-19 são febre, com uma temperatura igual ou superior 38 graus, tosse persistente (geralmente seca ou associada a dores de cabeça e no corpo), dificuldade respiratória e uma perda do paladar e/ou olfato. Por vezes, as crianças infetadas por Covid-19 podem sofrer de dor de cabeça (cefaleias), vómitos e diarreia. Nos casos mais raros, pode levar “a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos, e eventual morte”, lê-se. Nesta doença, o período de incubação pode chegar aos 14 dias.
  • Gripe: Entre os sintomas mais frequentes da gripe está a febre alta, fadiga e mal-estar, tosse seca, dores musculares e dores de cabeça. Além disso, por vezes, os pacientes têm inflamação nos olhos. Nas crianças mais velhas, os sintomas são semelhantes aos dos adultos, ao passo que nos bebés pode também surgir vómitos, diarreia e otites. Na gripe, o período de contágio “começa 1 a 2 dias antes do início dos sintomas aparecerem e vai até 7 dias depois”, sendo que nas crianças pode ser superior, sublinha o SNS 24.

Em linhas genéricas, comparando os sintomas mais comuns das duas doenças, a febre e as dores no corpo são sintomas comuns tanto para a Covid-19 como para a gripe. Já a falta de ar e perda de paladar e/ou olfato não afeta as pessoas com gripe, mas pode surgir em pessoas infetadas com o novo coronavírus. Por vezes, a linha que traça a fronteira entre uma e outra doença é tão ténue que no mercado há já testes para despistar estas duas doenças. É o caso da Unilabs, que há cerca de um ano comercializa um teste de diagnóstico que permite diferenciar a Covid de outros tipos de infeções respiratórias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

É gripe ou Covid? Saiba o que distingue os sintomas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião