Arranca vacinação simultânea contra gripe e novo coronavírus

  • ECO e Lusa
  • 18 Outubro 2021

Os portugueses que forem vacinados em simultâneo podem ser aconselhados a tomar paracetamol, tendo em conta a possibilidade de existirem mais reações adversas.

A administração em simultâneo das vacinas contra a gripe e a Covid-19 arranca esta segunda-feira em Portugal continental, com a Direção-Geral da Saúde (DGS) a prever vacinar cerca de dois milhões de pessoas nessa modalidade.

A diretora-geral da Saúde Graça Freitas garantiu, na sexta-feira, que está “tudo preparado” para a coadministração das duas vacinas a pessoas com 65 ou mais anos a partir de hoje, uma prática realizada em Portugal e no mundo, no âmbito dos programas nacionais de vacinação, que visa otimizar os esquemas vacinais recomendados.

Os portugueses que forem vacinados em simultâneo podem ser aconselhados a tomar paracetamol, avança a TSF (acesso livre) tendo em conta a possibilidade de existirem mais reações adversas provocadas pela administração conjunta. Este risco está expressamente previsto nas duas normas da vacinação contra a Covid-19 e contra gripe atualizadas nos últimos dias pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Apesar disso, a diretora-geral da saúde, Graça Freitas, adiantou que a população deve ficar “tranquila”, dado que “não há um aumento assinalável das reações adversas pelo facto de serem dadas em simultâneo”.

A DGS avançou que os dados disponíveis analisados pela Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19, que incluem os resultados da reunião do grupo de peritos da Organização Mundial da Saúde em matéria de vacinação, mostram que existe um perfil de segurança aceitável após a toma das duas vacinas.

Além disso, a informação disponível sugere a manutenção da eficácia de ambas as vacinas, uma vez que, até à data, não existe evidência de alteração da resposta imunológica.

A administração da terceira dose da vacina contra a Covid-19 está a decorrer em Portugal, com prioridade aos idosos com 80 e mais anos e utentes de lares e de cuidados continuados e abrangendo, nesta fase, as pessoas com 65 ou mais anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Arranca vacinação simultânea contra gripe e novo coronavírus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião