Vacinas contra a gripe e Covid-19 começam a ser dadas em simultâneo na segunda-feira

A administração em simultâneo da vacina contra a gripe e da vacina contra a Covid-19 vai começar esta segunda-feira, dia 18 de outubro, informou a Direção-Geral da Saúde.

A administração em simultâneo da vacina contra a gripe e da vacina contra a Covid-19 vai começar na próxima segunda-feira, dia 18 de outubro, informou a Direção-Geral da Saúde.

Em nota de imprensa, a autoridade da saúde aponta que “esta medida visa facilitar a adesão à vacinação no âmbito das campanhas de vacinação contra a gripe e contra a Covid-19”. A coadministração destas vacinas recebeu “luz verde” após a análise dos dados disponíveis pela Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 (CTVC), que mostraram que há uma “segurança aceitável” após a toma de ambas as doses.

Ao mesmo tempo, os dados analisados sugerem “a manutenção da eficácia de ambas as vacinas, uma vez que, até à data, não existe evidência de alteração da resposta imunológica“, lê-se na mesma nota.

A DGS indica ainda que cada vacina deve ser administrada em partes diferentes do corpo, “salvo casos excecionais”, devendo os utentes ser informados sobre as possíveis reações adversas e podendo optar pela inoculação em dias diferentes.

(Notícia atualizada às 19h54)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacinas contra a gripe e Covid-19 começam a ser dadas em simultâneo na segunda-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião