NN Group conclui aquisição da Heinenoord e vende carteira de seguros Vida na Bélgica

  • ECO Seguros
  • 20 Outubro 2021

O portefólio de negócio belga (linhas individuais de seguros de Vida) é composto por ativos e responsabilidades estimados em 3,3 mil milhões de euros.

O NN Group concluiu a aquisição de 70% do capital da Heinenoord, uma sociedade de corretagem de seguros e consultoria de serviços relacionados. A transação, que obteve as necessárias autorizações regulatórias concluindo também as restantes condições acordadas, foi inicialmente anunciada a 8 de julho, recorda um comunicado da adquirente.

Inteiramente financiado por recursos de caixa, o contrato de aquisição reforça a capacidade de distribuição da Nationale Nederlanden (NN Group) no mercado neerlandês de seguros não-Vida e assegura direito de preferência para compra do restante capital da Heinenoord.

Dias antes, o grupo que detém participação qualificada na portuguesa Greenvolt assinou um memorando de entendimento através da subsidiária belga para venda de um portefólio de negócio (linhas individuais de seguros de Vida) composto por ativos e responsabilidades estimados em 3,3 mil milhões de euros.

O acordo preliminar, entre a NN Insurance Belgium e a Athora Belgium (filial integral da (re)seguradora de vida Athora), supõe a transferência de um closed book portfolio (carteira de produtos Vida que deixaram de ser comercializados), prevendo-se que a transação esteja concluída até meio de 2022.

Do lado da Nationale Nederlanden, a venda responde a objetivos de simplificação da estrutura de negócio no mercado belga, onde a companhia neerlandesa pretende crescer em linhas de proteção e pensões.

Para o grupo Athora, a compra enquadra-se numa estratégia com foco em linhas tradicionais de Vida e poupança na Europa. Perspetivando o futuro da Athora Belgium (que em 2019 adquiriu o negócio local da Generali por 540 milhões de euros), a operação adquirida à NN elevará o total de ativos sob gestão para mais de 10,5 mil milhões de euros.

O NN Group, que inclui a atividade do antigo ING, consolida subsidiárias e marcas em seguros de Vida e não Vida, banca, investimentos e gestão de ativos. Presente em diversos países europeus e em mercados asiáticos, tem a Netherlands Life (negócio Vida e pensões) como maior geradora de receitas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

NN Group conclui aquisição da Heinenoord e vende carteira de seguros Vida na Bélgica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião