Ricardo Negrão escolhido para chefiar negócio Cyber Risk na Aon Portugal

  • ECO Seguros
  • 20 Outubro 2021

Com longa experiência na área de sistemas de informação, o novo responsável da Aon esteve ultimamente na PLMJ implementando a primeira solução com SAP numa sociedade de advogados em Portugal

Ricardo Negrão foi nomeado Head of Cyber Risk da Aon em Portugal, assumindo a responsabilidade pela área de negócio da empresa dedicada ao desenvolvimento e implementação de estratégias e soluções de gestão do risco cibernético junto dos seus clientes, anunciou a companhia líder em serviços profissionais em corretagem de seguros, consultoria de risco, reformas e saúde.

Ricardo Negrão, nomeado Head of Cyber Risk da Aon em Portugal.

Com mais de 20 anos de experiência acumulada em consultoria de sistemas de informação, Ricardo Negrão desempenhou vários projetos, entre os quais a implementação de ERPs (Sistema Integrado de Gestão Empresarial), de solução de cloud, de soluções Microsoft e soluções de segurança, e na área da cibersegurança, tendo desenvolvido e implementado um SOC (Centro de Operações de Segurança), uma ferramenta de SIEM (Sistema de Gestão de Informação e Eventos de Segurança), um programa de awareness para os colaboradores, boas práticas e controlos de segurança e introdução de controlos relacionados com o normativo do RGPD.

Sobre a estratégia da Aon para a área de Cyber Risk, Ricardo Negrão afirma que “a digitalização das organizações está cada vez mais avançada e origina novos riscos. Os riscos cibernéticos para os quais as organizações não estão preparadas fazem com que os incidentes de segurança sejam cada vez mais frequentes nas organizações. E para fazer face à escalada destas ameaças, é importante as empresas desenvolverem e implementarem uma estratégia de gestão de risco robusta e adequada ao seu nível de exposição ao digital. Este é um tema importante, no qual a Aon quer contribuir e, em conjunto com os seus clientes e parceiros, encontrar as melhores soluções de acordo com as exigências dos tempos atuais”.

Licenciado em Bioquímica pela Univ. de Coimbra e pós-graduado em Gestão de Sistemas de Informação pela Univ. Católica, a que junta certificações ISO na área da privacidade de dados pessoais, Ricardo Negrão é também membro ativo na comunidade IT4Legal. O novo Head of Cyber Risk da Aon Portugal iniciou a sua carreira na CapGemini como consultor de sistemas de informação, tendo passado pela Ordem dos Advogados, onde desenvolveu a assinatura digital no contexto da comunicação segura entre os advogados e os sistemas de informação da Justiça.

Posteriormente, acrescenta ainda o comunicado da Aon, Ricardo Negrão colaborou com o Ministério da Justiça, “onde elaborou e desenvolveu o Programa Estratégico de Sistemas de Informação para a Justiça”. Antes de ingressar na Aon Portugal, esteve na PLMJ enquanto responsável pela implementação da primeira solução com SAP numa sociedade de advogados em Portugal.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ricardo Negrão escolhido para chefiar negócio Cyber Risk na Aon Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião