Quase metade das importações europeias são para a indústria

Indústria tem maior peso nas importações europeias, enquanto comércio a retalho leva a melhor na exportação de bens para fora da União Europeia.

O setor industrial tem um peso bastante significativo nas importações europeias. Já no que toca às exportações, é o comércio a retalho quem brilha. De acordo com dados do Eurostat, em 2019, quase metade das importações feitas em território europeu tinham como destino as empresas da indústria.

Dados mais recentes, referentes a 2019, mostram que na União Europeia (UE), embora as empresas do setor da indústria representassem apenas cerca de 15% do número total de empresas importadoras, a participação deste setor no valor das importações era de 47%, a mais elevada entre as três categorias em 2019, refere o gabinete de estatísticas europeu.

O setor do comércio a retalho aparece imediatamente atrás, com números semelhantes: 38% das empresas importadoras são deste setor, enquanto 44% dos bens importados são para o comércio a retalho.

Importações na União Europeia por setor. | Fonte: Eurostat, 2019

No que toca às exportações da UE, a maior parte (42%) das empresas exportadoras são do setor do comércio a retalho, embora este peso esteja a “diminuir lentamente ao longo do tempo”, diz o Eurostat. Contudo, as empresas deste setor representam apenas 21% do valor de bens exportados.

Ainda nas exportações, a indústria também peso. As empresas industriais representavam em 2019 73% do valor total de bens exportados, mas apenas 27% do total das empresas exportadoras.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quase metade das importações europeias são para a indústria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião