Preços comerciais do seguro aumentaram 15% no mercado global no 3º trimestre

  • ECO Seguros
  • 26 Outubro 2021

Depois de 16 trimestres consecutivos de progressão, a moderação na tendência de subida dos preços comerciais sugere que os aumentos terão atingido o pico no último trimestre de 2020.

 

António Morna, diretor de Placement da Marsh Portugal: “A pressão das taxas do seguro cibernético deve continuar”.

Os preços comerciais de seguros no mercado global aumentaram 15% no terceiro trimestre (3ºT) de 2021, mantendo a variação relativa registada no trimestre anterior. “Embora seja o 16º trimestre consecutivo de aumento de taxas no mercado global de seguros, a taxa de crescimento continua a ser moderada em muitos ramos e em muitas geografias” sugerindo que “o aumento atingiu o seu pico no quarto trimestre de 2020, com 22%,” refere a Marsh no “Global Insurance Market Index” divulgado pela companhia líder mundial em consultoria de risco e corretagem de seguros.

Os aumentos foram moderados entre todas as geografias, “devido aos aumentos geralmente mais lentos nos seguros de danos materiais e responsabilidade civil de administradores & diretores (D&O)”.

António Morna, diretor de Placement da Marsh Portugal, afirma: “Enquanto o cenário de risco e de seguros mantém-se desafiante, esperamos que se mantenha a moderação em mais ramos. No entanto, a pressão das taxas do seguro cibernético deve continuar. Desenvolver soluções para os nossos clientes neste segmento mantém-se como prioridade elevada para a Marsh.”

Entre outras conclusões, o relatório destaca:

  • Os prémios globais do seguro de danos materiais subiram em média 9%, abaixo do aumento de 12% no segundo trimestre de 2021. Enquanto que os prémios de responsabilidades aumentaram em média 6%, igual aos outros trimestres.
  • Os prémios nas linhas financeiras e profissionais tiveram novamente a maior taxa de aumento nas principais categorias de linhas de seguros, com 32%, em comparação com 34% no trimestre anterior.
  • Os preços dos seguros cibernéticos continuam a divergir da tendência de moderação. Nos EUA os preços aumentaram 96%, comparando com 56% no segundo trimestre, e no Reino Unido subiu 73%, comparando com 35% no segundo trimestre, impulsionados pelo aumento da frequência e severidade de sinistros de ransomware.

O Reino Unido, com aumento do preço composto de 27% (contra 28% no 2ºT 2021) e a região do Pacífico com um aumento de 17% (contra 23% no 2º trimestre) continuaram a impulsionar a taxa composta global. A taxa de aumento foi de 10% na Europa Continental (contra 13%), na Ásia foi de 6% (igual ao trimestre anterior), 2% na América Latina e Caraíbas (contra 4%).

A única exceção à descida aconteceu nos EUA onde as taxas aumentaram 14% (contra 12% no trimestre anterior), devido aos aumentos substanciais no seguro cibernético e um aumento moderado nas taxas de danos materiais e responsabilidades.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços comerciais do seguro aumentaram 15% no mercado global no 3º trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião