Desemprego na UE cai em setembro, mas em Portugal sobe

A taxa de desemprego em Portugal subiu de 6,3% em agosto para 6,4% em setembro, segundo os dados do Eurostat. 

O desemprego recuou na União Europeia e na Zona Euro em setembro, tanto face ao mês anterior como ao período homólogo, para 6,7% e 7,4%, respetivamente, mostram os dados do Eurostat divulgados esta quarta-feira. Mas em Portugal a taxa de desemprego subiu em cadeia, de 6,3% em agosto para 6,4% em setembro.

Olhando para os restantes Estados-membros, a grande maioria registou uma queda do desemprego em cadeia, com Portugal a fugir à tendência. Já comparando com setembro de 2020, a taxa de desemprego recuou em Portugal, sendo que nesse período, marcado mais fortemente pela pandemia, esta se fixava nos 8%.

O Eurostat estima que 14,324 milhões de homens e mulheres na UE, dos quais 12,079 milhões na Zona Euro, estavam desempregados em setembro de 2021. Em comparação com agosto de 2021, o número de pessoas desempregadas diminuiu em 306 mil na UE e 255 mil na Zona Euro.

No que diz respeito ao desemprego jovem (abaixo dos 25 anos), a taxa caiu para os 15,9% na UE e 16,0% na Zona Euro, em setembro, de acordo com o Eurostat. Já em Portugal, o desemprego jovem aumentou, em cadeia, de 22,9% em agosto para 23,7% em setembro, recuando no entanto na comparação homóloga.

O gabinete de estatísticas europeu disponibiliza também dados relativamente à divisão por género, que mostram que o desemprego continua a ser mais elevado entre as mulheres do que entre os homens.

(Notícia atualizada às 10h36)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego na UE cai em setembro, mas em Portugal sobe

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião