EDP Renováveis compra Sunseap por 600 milhões de euros
Transação foi alcançada através de um acordo com os principais acionistas da Sunseap pelo valor de 600 milhões de euros por uma participação de 87,4%. Mas a participação ainda pode chegar aos 91,4%.
A EDP Renováveis S.A. (EDPR) chegou a acordo para a compra de uma das maiores companhias solares do Sudeste Asiático, a Sunseap Group Pte. Ltd, informou a empresa esta quarta-feira.
Num comunicado publicado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa diz ter acordado a aquisição de uma participação de 87,4% na Sunseap Group Pte. Ltd, a maior companhia de solar distribuído e uma das top quatro de energia solar no Sudeste Asiático.
A empresa especifica que a transação foi alcançada através de um acordo com os principais acionistas da Sunseap pelo valor de 600 milhões de euros por uma participação de 87,4% (“Transação”).
“Entre a assinatura e conclusão do acordo, a EDPR poderá aumentar a sua participação até 91,4%”, acrescenta a EDPR na nota.
A Sunseap é uma empresa renovável focada em energia Solar, com sede em Singapura e que conta com mais de 400 trabalhadores espalhados por nove mercados, nomeadamente, Singapura, Vietname, Malásia, Indonésia, Tailândia, Camboja, China, Taiwan e Japão.
A EDPR refere que “a companhia opera ao longo de toda a cadeia de valor solar, através de um modelo de construção, detenção e operação de projetos solar PV residenciais, utility-scale e flutuantes”.
“O portfolio da Sunseap incluía, em setembro de 2021, 5,5 GW (Gigawatts) de projetos solares: 540 MW (megawatts) em operação e construção, 127 MW de capacidade assegurada pronta a entrar em construção e 4,8 GW de pipeline em várias fases de desenvolvimento”, é referido na nota.
De acordo com a EDPR, os mercados energéticos na região da Ásia-Pacífico (APAC) geram mais de metade da procura global de energia e estão altamente dependentes de combustível importado.
“A APAC é uma região chave no crescimento do mercado renovável, representando 55% das adições globais de capacidade para 2020-30, com solar a representar 65% do crescimento de APAC, refletindo os fortes alicerces na região e uma forte iniciativa para a transição energética, com os governos da China, Japão e Coreia do Sul a comprometerem-se recentemente com emissões net zero (para 2060, 2050 e 2050, respetivamente)”, é destacado na nota.
A empresa diz ainda que na sequência da Transação, a EDPR tornar-se-á global com presença em 25 mercados representativos de 75% do crescimento global em renováveis até 2030.
A conclusão da Transação está sujeita a aprovações regulatórias e outras aprovações.
EDP prevê investir 1.500 milhões no grupo Sunseap até 2025
A EDP planeia investir 1.500 milhões de euros no grupo Sunseap, de Singapura, até 2025, adiantou o presidente executivo da empresa (CEO), Miguel Stilwell d’Andrade, em declarações à Lusa, no dia em que foi anunciada a aquisição desta sociedade.
“Queremos crescer, alavancar ainda mais e aproveitar o crescimento daquela região”, indicou, explicando que a EDP, através da EDP Renováveis (EDPR), tem previsto “investir cerca de 1.500 milhões de euros ao longo dos próximos anos na empresa”. Este valor é para ser aplicado até 2025, detalhou o gestor.
“Estrategicamente, é uma transação que obviamente tem um ótimo encaixe com o portfolio da EDP”, garantiu Miguel Stilwell d’Andrade.
“Passamos verdadeiramente a ser uma empresa global, com presença nas quatro grandes regiões: Estados Unidos, Europa, América Latina e agora também Ásia”, algo que permite “aproveitar este crescimento que existe, toda a dimensão do mercado asiático e todo o crescimento que se prevê também ao longo dos próximos anos”, salientou.
(Notícia atualizada às 12h20 com mais informações)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP Renováveis compra Sunseap por 600 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}