“Este é o momento para o mercado ganhar escala”, diz ministro das Finanças

Ministro das Finanças sublinhou que chegou o momento de a bolsa portuguesa "ganhar escala". João Leão disse que experiência internacional de Gabriel Bernardino é uma "mais-valia" para a CMVM.

Na tomada de posse do novo presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o ministro das Finanças afirmou esta segunda-feira que é o momento para a bolsa portuguesa “ganhar escala” e apoiar o financiamento das empresas após o impacto da pandemia.

Este é o momento para o mercado de capitais português poder ganhar escala, e para apoiar as empresas a adaptarem-se às mudanças estruturais da economia, na sequência da pandemia”, disse João Leão no discurso de apresentação de Gabriel Bernardino, o novo “polícia” dos mercados.

Segundo o ministro, os indicadores mais recentes “já evidenciam a resiliência do nosso mercado de capitais e uma tendência de crescimento em vários setores”. “É o caso da gestão de organismos de investimento coletivo, que tem assistido a um aumento expressivo do volume de ativos sob gestão”, destacou João Leão.

Antes, o ministro das Finanças havia enfatizado o “longo caminho” que Portugal percorreu nos últimos anos na estabilização financeira e económica e de redução da dívida pública, o que permitiu reforçar a credibilidade internacional. “Para tal foi fundamental ter-se cumprido sempre as metas orçamentais, ao contrário do que acontecia no passado. Portugal passou a ser um país que cumpre. E esse é nosso cartão de visita”, frisou.

João Leão aproveitou para anunciar um novo instrumento de capitalização das empresas, os empréstimos participativos.

Sobre o novo presidente da CMVM, o ministro destacou a experiência internacional de Gabriel Bernardino, que liderou o regulador europeu dos seguros nos últimos dez anos: “É indiscutível que o percurso profissional e a vasta experiência internacional serão uma grande mais-valia para prestigiar ainda mais a CMVM”.

(Notícia atualizada às 14h59)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Este é o momento para o mercado ganhar escala”, diz ministro das Finanças

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião