Criação de novas empresas cresce em Portugal, em contraciclo com UE

O número de novas empresas criadas desceu 3,4% na UE no terceiro trimestre do ano, enquanto as falências registaram uma quebra de 1,3%. Apesar da queda, nasceram mais empresas do que antes da Covid.

O registo de novas empresas na União Europeia (UE) diminuiu 3,4% no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o trimestre anterior. As falências declaradas também diminuíram 1,3%.

Em Portugal, a criação de novas empresas cresceu 0,9% no terceiro trimestre do ano, enquanto as falências registaram uma quebra de 34,8%, de acordo com dados do Eurostat publicados esta quarta-feira.

Em todos os setores de atividade (indústria, construção, serviços de mercado) registou-se uma diminuição moderada no nascimento de novas empresas no terceiro trimestre de 2021 na União Europeia.

No entanto, os números mantiveram-se consideravelmente acima dos níveis pré-Covid-19, referentes ao quarto trimestre de 2019, para os setores dos transportes, informação e comunicação.

O nascimento de empresas superou os valores pré-pandemia. De julho a setembro, o número de registos de empresas foi 5% mais elevado do que no mesmo período em 2019, antes da pandemia de Covid-19, enquanto o número de declarações de falências diminuiu 26% durante o mesmo período.

O número de falências, no terceiro trimestre do ano, aumentou na construção, nas finanças e seguros, mas diminuiu nos setores dos transportes, alojamento e serviços alimentares, comércio, informação e comunicação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Criação de novas empresas cresce em Portugal, em contraciclo com UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião