Marcelo diz que novo estado de emergência “não está em cima da mesa”

  • Joana Abrantes Gomes
  • 17 Novembro 2021

Antevendo a reunião da próxima sexta-feira entre políticos e autoridades de saúde no Infarmed, o Presidente da República afastou o cenário de um novo estado de emergência no país.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta quarta-feira que decretar um novo estado de emergência no país “não está em cima da mesa”. “Não é uma questão que se coloque” neste momento, dado o baixo número de internamentos por Covid-19 em comparação com outras fases da pandemia, acrescentou.

“Não. Isso, em princípio, não está. É possível constitucionalmente, mesmo com a Assembleia [da República] dissolvida, (…) mas não está“, respondeu Marcelo aos jornalistas, à saída da XIV Cimeira COTEC Europa, que se realiza na cidade espanhola de Málaga.

O chefe de Estado lembrou que, a partir do momento que deixou de renovar a situação de estado de emergencia, o país estava longe das fasquias que considerava “relevantes”. Ora, as fasquias atuais “estão muito, muito, muito longe” dos valores da pandemia na sua pior fase, quer em número de internados em cuidados intensivos, quer em número de internados em geral, justificou.

Sobre a reposição do uso obrigatório da máscara na rua, que defendeu na terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou esta quarta-feira: “O que eu disse ontem [terça-feira] e que mantenho é que, se o Governo tomar essa iniciativa, eu não deixo de o acompanhar”.

Notícia atualizada às 18h45

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo diz que novo estado de emergência “não está em cima da mesa”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião