Endesa mantém preço da eletricidade para as famílias em 1 de janeiro

  • Lusa
  • 19 Novembro 2021

Depois da EDP anunciar aumentos médios de 2,4% em 2022, a concorrente Endesa adianta que irá manter os preços da eletricidade para as famílias e pequenos negócios no próximo dia 1 de janeiro.

A Endesa vai manter os preços da eletricidade para as famílias e pequenos negócios em 1 de janeiro, disse à Lusa fonte oficial da comercializadora de energia no mercado liberalizado.

“Na área B2C (mercado residencial e pequenos negócios) irá manter os preços na atual carteira de clientes, a partir de 1 de janeiro de 2022“, disse a energética espanhola em resposta à Lusa.

Referindo que “respeita sempre as condições contratuais negociadas com os clientes”, a Endesa adianta que “a revisão será definida em conformidade com a evolução dos mercados”.

A evolução dos preços da eletricidade no próximo ano resulta do impacto negativo da subida do preço nos mercados grossistas, que atingiu valores recorde este ano, e da redução das tarifas de acesso às redes para as famílias e pequenos negócios, que será de 52,2%, conforme anunciou o regulador em 15 de outubro.

Já em relação ao mercado empresarial, a Endesa refere que este “se rege por contratos 100% negociáveis”. Assim, acrescenta, “todos os contratos que vierem a terminar no decorrer do ano de 2022 serão revistos em conformidade com a evolução dos mercados grossistas”.

Neste contexto, a Endesa diz acreditar que o seu departamento empresarial está “à altura para encontrar ou trabalhar nas melhores soluções para que os seus clientes atuais ou futuros sintam o menor impacto no valor da sua fatura em 2022”.

De acordo com dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), em setembro de 2021, o mercado livre representa mais de 86% do número total de clientes e cerca de 95% do consumo em Portugal Continental, exibindo um aumento de 1,2 pontos percentuais e de 0,4 pontos percentuais, respetivamente, relativamente ao peso relativo do mês homólogo. No mesmo mês, manteve a quase totalidade dos fornecimentos a grandes consumidores.

Em setembro, a Endesa manteve a quota de mercado em termos de clientes (de 7,9%), e de 17,4% em consumo abastecido, sendo o segundo operador depois da EDP Comercial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Endesa mantém preço da eletricidade para as famílias em 1 de janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião