“Mesa de Natal não está em risco, na árvore pode haver alguns atrasos”, diz diretor da APED

  • ECO
  • 22 Novembro 2021

Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED, assegura que Portugal não vai ter falhas de produto quando os portugueses se sentarem à mesa para a ceia de Natal. Mas as prendas poderão atrasar-se.

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), que reúne esta segunda-feira com o Governo a propósito do abastecimento das famílias no período de festas, assegura que “a mesa de Natal não está em risco”, mas avisa que “na árvore de Natal pode haver alguns atrasos” nas prendas e que “alguma rutura” de stock nos produtos mais procurados.

A mesa de Natal não está em risco, não vamos ter falhas de produto, os nossos associados de retalho estão bem capacitados para que os produtos não falhem”, disse Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED, à Rádio Observador.

Diria que na árvore de Natal pode haver alguns atrasos e um ou outro produto que possa demorar mais tempo a chegar ou que possa haver alguma rutura nos produtos mais vendidos”, alertou de seguida, apontando que essa situação se pode verificar com “alguns equipamentos eletrónicos, alguns brinquedos e em alguns produtos de desporto e de mobiliário”.

Gonçalo Lobo Xavier explicou que a cadeia de valor está sob uma pressão muito grande devido a vários fatores, como aumento do custo das matérias-primas e pelo aumento do custo de energia e dos combustíveis fósseis. Mas também a cadeia de distribuição está a ser pressionada e “há produtos que estão a ter maior dificuldade a chegar a Portugal”.

Portugal “tem a cadeia alimentar muito bem organizada, isto é, não há neste momento nenhum risco de falharem produtos alimentares para o Natal”, assegurou o diretor da APED. Há, contudo, algumas categorias em que Portugal não é autossuficiente e cujos produtos são importadas. “Aí tem havido uma maior dificuldade em chegar com a mesma cadência que estamos habituados”, admite.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Mesa de Natal não está em risco, na árvore pode haver alguns atrasos”, diz diretor da APED

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião