Nas notícias lá fora: “Cidade bitcoin”, petróleo e “chips”

El Salvador planeia construir a primeira "cidade bitcoin" do mundo, que será alimentada por energia de um vulcão. A crise dos semicondutores está a puxar pelo consumo de produtos recondicionados.

Foi o primeiro país do mundo a adotar formalmente a bitcoin. Agora, El Salvador quer construir a primeira “cidade bitcoin”. No Japão, está a ser equacionada a libertação de petróleo das reservas do país, depois de os EUA incentivarem mais países a fazê-lo. A eurodeputada do PSD Lídia Pereira disse ao Folha de São Paulo que a floresta da Amazónia não está a ser gerida — está a ser destruída. Conheça estas e outras notícias da atualidade internacional desta segunda-feira.

Financial Times

El Salvador quer construir “cidade bitcoin” a partir de energia geotérmica vulcânica

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, planeia construir a primeira “cidade bitcoin” do mundo, alimentada por energia geotérmica de um vulcão. O projeto será financiado em mil milhões de dólares de títulos de dívida soberana suportados na criptomoeda. Nessa cidade, não serão cobrados quaisquer impostos além do imposto sobre o valor acrescentado (IVA), garantiu Bukele. “Se queremos que a bitcoin se espalhe pelo mundo, devemos construir algumas Alexandrias, certo?”, disse o chefe de Estado, referindo-se ao antigo governante da Macedónia, Alexandre o Grande, que fundou cidades com o seu nome por todo o mundo.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago/conteúdo em inglês).

Folha de São Paulo

A Amazónia está a ser destruída, diz eurodeputada portuguesa

A eurodeputada portuguesa Lídia Pereira, do grupo político Partido Popular Europeu, considera que a Amazónia não está a ser gerida, mas destruída, e mostra-se preocupada com a desflorestação. “O futuro não pode ser o caixote do lixo do presente, o sítio para onde atiramos o que não queremos fazer hoje. A mancha verde da Amazónia não está a ser gerida, está a ser destruída”, sublinhou a eurodeputada, em entrevista ao jornal brasileiro Folha de São Paulo.

Leia a notícia completa no Folha de São Paulo (acesso pago/conteúdo em português).

Reuters

Japão considera libertar petróleo das suas reservas para amortecer preços

A pedido dos EUA, o Governo japonês está a trabalhar em formas de libertar reservas de petróleo para tentar reduzir os preços no mercado. Mas o quarto maior comprador mundial de petróleo tem restrições quanto ao que pode fazer com as suas reservas — tanto privadas como públicas –, já que, geralmente, só podem ser utilizadas em tempos de escassez de matéria-prima. Uma das opções em cima da mesa é a possibilidade de libertar a parte das reservas detidas pelo Estado fora do mínimo legal.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso pago, conteúdo em inglês).

Cinco Días

Escassez de chips incentiva consumo de produtos recondicionados

A escassez de chips sentida em todo o mundo está a incentivar o negócio dos produtos recondicionados, desde telemóveis e computadores a automóveis. “A crise dos semicondutores está a ter um impacto claro na venda de veículos usados e recondicionados. Os consumidores que querem comprar um carro novo estão a deparar-se com listas de espera de seis, oito ou até 12 meses e não podem esperar, uma vez que a maioria das pessoas muda de carro por necessidade e não por capricho”, explicam os fundadores da empresa Clicars, Carlos Rivera e Pablo Fernandéz.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre/conteúdo em espanhol).

The Guardian

Carro atropela várias pessoas em desfile de Natal nos EUA

Cinco pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas após um carro ter irrompido a grande velocidade por um desfile de Natal em Wisconsin, nos EUA. As autoridades ainda não confirmaram se se tratou ou não de um atentado terrorista. Uma pessoa foi detida e o veículo que provocou o incidente está a ser examinado.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre/conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: “Cidade bitcoin”, petróleo e “chips”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião