Incumprimento de empresas impulsiona seguro de crédito na Europa Ocidental

  • ECO Seguros
  • 24 Novembro 2021

As empresas europeias estão mais atentas ao aumento dos riscos de insolvência nos mercados dos seus clientes, uma tendência que reforça apetência pelo seguro de crédito, afirma a Crédito y Caución.

A deterioração das práticas de pagamento na Europa Ocidental “parece ter aumentado a procura de seguros de crédito, já que mais de metade das empresas da região tem previsto utilizar esta ferramenta no próximo ano”, aponta a Crédito y Caución num relatório com os resultados do Barómetro de Práticas de Pagamento 2021 para a Europa Ocidental.

A Dinamarca regista as maiores taxas de morosidade (62% das operações B2B) e incumprimento (14%) dos mercados analisados, assinala a seguradora de crédito. No conjunto da região, os pagamentos em atraso afetam 53% das faturas, o que traduz um aumento face aos 47% registados em 2020. A taxa de incumprimento cresceu de 7% para 10% do valor total das faturas, muito superior aos 5% registados na vizinha Europa de Leste.

Andreas Tesch, Chief Market Officer da Atradius, fala de um momento crucial. “As empresas já superaram a crise provocada pela pandemia, mas há indícios de que o próximo ano poderá ser ainda mais difícil. A nível mundial, espera-se que as insolvências aumentem 33%, aproximadamente. Em concreto, na Europa Ocidental, as estimativas apontam para um aumento das falências empresariais na Itália e no Reino Unido, na ordem dos 34% e dos 33%, respetivamente. As empresas deveriam tomar boa nota deste enquadramento de maior risco e tomar medidas para proteger as suas faturas por pagar”, explicou.

Este ano, o Barómetro da CyC também avalia o desempenho das empresas durante a pandemia e efeitos das restrições na circulação de pessoas e mercadorias sobre a sua forma de trabalhar. A maioria do tecido produtivo aprofundou a digitalização e muitas empresas adotaram ferramentas digitais de forma permanente. Estas incluem enfoques que vão desde os serviços baseados na cloud até ao software que permite o comércio eletrónico e o trabalho à distância, refere ainda o comunicado da CyC-Atradius.

O Barómetro Práticas de Pagamento divulgado pela Crédito y Caución realizou-se no terceiro trimestre de 2021 com empresas de treze países da Europa Ocidental.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Incumprimento de empresas impulsiona seguro de crédito na Europa Ocidental

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião