Parlamento Europeu dá ‘luz verde’ a “maior orçamento anual alguma vez adotado” da UE

  • Lusa
  • 24 Novembro 2021

O orçamento da UE foi aprovado por 550 votos a favor, 77 contra e 62 abstenções. "Eurodeputados asseguraram mais apoio à saúde, investigação, ação climática, apoio às PME e juventude", destaca o PE.

O Parlamento Europeu deu esta quarta-feira ‘luz verde’ ao “maior orçamento anual alguma vez adotado” pela União Europeia (UE), com uma verba total de 169,5 mil milhões de euros e mais 143,5 mil milhões referentes ao plano de recuperação.

A aprovação decorreu no âmbito da sessão plenária da assembleia europeia, na cidade francesa de Estrasburgo, com 550 votos a favor, 77 contra e 62 abstenções, e foi sucedida pela assinatura em lei pelo presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli.

Em comunicado, a instituição destaca que este é “o maior orçamento anual alguma vez adotado, com 169,5 mil milhões de euros no orçamento geral mais uma estimativa de 143,5 mil milhões de euros para o plano de recuperação”.

A aprovação segue-se ao aval dado pelo Conselho relativamente ao acordo sobre o orçamento da UE para 2022, alcançado com o Parlamento na terça-feira.

Na nota à imprensa, a assembleia europeia destaca que, “para o próximo orçamento anual da UE, os eurodeputados asseguraram mais apoio à saúde, investigação, ação climática, apoio às pequenas e médias empresas e juventude”.

Em concreto, estão previstos mais 190 milhões de euros para o Instrumento de Vizinhança, Cooperação para o Desenvolvimento e Cooperação Internacional centrados na luta contra as pandemias (incluindo através da vacinação), bem mais de 100 milhões para o programa de investigação Horizonte Europa, mais 47,5 milhões para o programa LIFE de ambiente e a ação climática, mais 35 milhões de euros para o Erasmus+ e mais 51 milhões de euros para o programa de saúde EU4Health.

“O nível global eleva-se a 169,5 mil milhões de euros em dotações de autorização e 170,6 mil milhões de euros em dotações de pagamento”, realça ainda a assembleia europeia.

Em meados de outubro, a Comissão Europeia adotou o seu programa de trabalho para 2022 com 42 novas iniciativas estratégicas assentes em seis prioridades, visando tornar a UE “mais ecológica, mais justa, mais digital e mais resiliente” no pós-pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parlamento Europeu dá ‘luz verde’ a “maior orçamento anual alguma vez adotado” da UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião