Marcelo mantém viagem a Angola. Variante Omicron não deve ser “empolada”, diz

  • Joana Abrantes Gomes
  • 26 Novembro 2021

O Presidente da República vai manter a viagem que tem prevista para Angola, apesar da nova variante, Omicron, que foi identificada pela primeira vez em países da África Austral.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira que mantém a visita a Luanda, onde chegará na manhã de sábado, visto que Angola “não é um país vizinho da África do Sul” e, como tal, não é um país abrangido pelas restrições da União Europeia a viagens para a África Austral, devido à nova variante da Covid-19 detetada naquela região, que “não deve ser empolada”.

“Essa limitação abrange a África do Sul e os países vizinhos. Angola não é país vizinho da África do Sul. […] Eu viajarei, uma vez que não há contraindicações“, sustentou o chefe de Estado, em declarações transmitidas pela RTP3.

Marcelo garantiu sentir-se seguro, apesar de estar em circulação uma nova variante da Covid-19, classificada esta sexta-feira pela Organização Mundial da Saúde como “variante de preocupação”. “Com três doses da vacina, se a pessoa não está segura… Fiz hoje mais um teste, amanhã, à chegada às sete da manhã, é obrigatório fazer teste“, disse, acrescentando que será testado à Covid-19 durante “todos os dias” da viagem.

Sobre a nova variante, que ganhou o nome ‘Omicron’, o Presidente da República apontou que, na reunião da passada sexta-feira no Infarmed, o especialista que estuda as variantes do coronavírus já havia falado sobre “uma alteração numa variante que existia anteriormente”, sendo que a primeira opinião sobre a mesma era de que “é muito contagiosa, mas não tão mortal quanto contagiosa“.

Nesse sentido, Marcelo apelou para que não se levantem alarmismos em torno da variante ‘Omicron’. “A melhor ajuda que nós podemos dar perante esta nova realidade é respirar fundo, não ir a correr atrás daquilo que num determinado momento é uma preocupação, mas não deve ser empolada“, afirmou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo mantém viagem a Angola. Variante Omicron não deve ser “empolada”, diz

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião