Nova variante da Covid-19 já tem nome. Vai chamar-se Omicron

  • Joana Abrantes Gomes
  • 26 Novembro 2021

A Organização Mundial da Saúde classifica a nova variante, detetada pela primeira vez em países da África Austral, como "variante de preocupação".

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou esta sexta-feira a nova variante da Covid-19 B.1.1.529 como “variante de preocupação” e deu-lhe o nome de ‘Omicron’, mas aconselha os países contra a imposição de restrições a viajantes vindos da África Austral, onde foi descoberta a nova variante, enquanto recolhe mais dados.

O novo nome foi anunciado após os especialistas da OMS se terem reunido de urgência em Genebra com especialistas sul-africanos para avaliar os riscos colocados pela nova variante, que já provocou a queda das bolsas de valores e levou vários Estados a suspender voos provenientes dos países da África Austral.

No entanto, o porta-voz da agência das Nações Unidas, Christian Lindmeier, exortou contra a rápida imposição de restrições de viagem, afirmando que as autoridades nacionais de saúde devem adotar uma “abordagem científica e baseada no risco“. “Neste momento, a implementação de medidas de viagens está a ser desaconselhada”, disse o responsável, citado pela Deutsche Welle.

Ainda esta sexta-feira, Lindmeier sublinhou que serão precisas “várias semanas” para conhecer o nível de risco e de transmissibilidade da variante Omicron, identificada pela primeira vez no dia 11 de novembro. “Análises preliminares mostram que a variante tem um grande número de mutações que exigirão mais estudos e vão ser necessárias várias semanas para entender o seu impacto“, sustentou.

(Notícia em atualização)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nova variante da Covid-19 já tem nome. Vai chamar-se Omicron

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião