Wall Street cai 2% com nova variante. Dow Jones tem pior dia do ano

A nova variante de coronavírus provocou quedas de 2% em Nova Iorque, com o índice industrial a registar o pior dia do ano.

A nova variante de coronavírus abalou os mercados na última sessão da semana, provocando quedas de 2% nos principais índices de Wall Street. A Omicron — assim recém-chamada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) — está a causar preocupação entre os investidores, à medida que vão aparecendo mais casos em várias partes do mundo, incluindo na Europa.

O índice de referência financeiro, S&P 500, fechou a desvalorizar 2,09% para 4.603,20 pontos, acompanhado pelo tecnológico Nasdaq que recuou 2,23% para 15.491,7 pontos. O mesmo aconteceu com o industrial Dow Jones, que caiu 2,53% para 34.899,34 pontos, naquele que foi o pior dia do ano.

Recentemente, foi descoberta uma nova variante na África do Sul, com mais de três dezenas de mutações na proteína “spike”, que influencia a transmissibilidade do vírus e a reação às vacinas. Esta sexta-feira, no dia em que se soube que a B.1.1.529 já chegou à Europa, mais concretamente à Bélgica, a OMS apelidou-a de Omicron e descreveu-a como uma “variante preocupante”.

Os preços dos títulos subiram e os juros do Tesouro afundaram no meio de tanta incerteza, diz a CNBC (conteúdo em inglês). Os juros da dívida a 10 anos caíram 15 pontos base para 1,49%, naquela que foi uma forte inversão, já que subiram no início da semana para acima de 1,68%.

Os mercados asiáticos também foram duramente atingidos nas negociações desta sexta-feira, com o índice Nikkei 225 do Japão e o índice Hang Seng de Hong Kong a perderem mais de 2%. O mesmo aconteceu com a bolsa de Lisboa, que caiu 2,5% e perdeu 1,4 mil milhões de euros.

A CNBC nota que o Índice de Volatilidade Cboe — conhecido como o “medidor de medo” em Wall Street — subiu para 28, o nível mais alto em dois meses. Os preços do petróleo também afundaram, com a matéria-prima a cair 12% para menos de 70 dólares por barril. O mesmo aconteceu com as criptomoedas: a Bitcoin está a cair 8,29% e o Ether recua 9,92%.

Esta sexta-feira é feriado nos Estados Unidos, dia em que se celebra o Dia de Ação de Graças, e em que a liquidez é tipicamente mais reduzida. Por isso, os mercados norte-americanos encerram mais cedo (18h00, hora de Lisboa).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street cai 2% com nova variante. Dow Jones tem pior dia do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião