Altamente transmissível variante Ómicron exige ação urgente, alerta G7

  • Lusa
  • 29 Novembro 2021

Os países do G7 “também reconheceram a pertinência estratégica de assegurar o acesso às vacinas”.

A variante Ómicron do coronavírus causador da covid-19, “altamente transmissível”, exige uma “ação urgente”, advertiram esta segunda-feira os ministros da Saúde dos países do G7, no final de uma reunião de emergência convocada por Londres.

A comunidade internacional enfrenta a ameaça de uma nova variante altamente contagiosa da covid-19, que requer uma ação urgente”, consideraram os ministros, num comunicado conjunto divulgado após a reunião.

“Os ministros saudaram o trabalho exemplar da África do Sul, que conseguiu detetar a variante e alertar os outros” países, acrescentaram os governantes do G7 (grupo dos países mais industrializados do mundo: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) sobre aquele país da África Austral, que identificou a nova variante e, em seguida, lamentou as restrições de que foi alvo por parte dos outros países.

Os países do G7 “também reconheceram a pertinência estratégica de assegurar o acesso às vacinas”, “preparando” os países para receberem carregamentos de doses, fornecendo-lhes “assistência operacional, dando seguimento aos seus compromissos em matéria de doações e combatendo a desinformação sobre as vacinas, bem como apoiando a investigação e o desenvolvimento”.

Os Estados do G7 comprometeram-se ainda “a continuar a trabalhar em estreita colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e os parceiros internacionais para partilhar a informação e vigiar a Ómicron”.

“Os ministros comprometeram-se a reunir-se novamente em dezembro”, concluíram. A nova variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2 apresenta “um risco muito elevado” ao nível mundial, avisou a OMS.

A lista dos países onde a Ómicron foi detetada não para de crescer, nomeadamente na Europa, depois dos primeiros casos identificados na África Austral durante este mês, o que obrigou muitos Estados a suspender as viagens para essa região do globo e a impor restrições preventivas para viajantes dela procedentes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altamente transmissível variante Ómicron exige ação urgente, alerta G7

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião