Canadá confirma dois primeiros casos da variante Ómicron

  • Lusa e ECO
  • 29 Novembro 2021

É o primeiro país do continente americano a reportar a nova variante. Casos foram detetados em pessoas que tinham viajado recentemente para a Nigéria.

O Canadá confirmou esta segunda-feira os dois primeiros casos da variante Ómicron do coronavírus que causa a Covid-19. Os casos foram detetados em pessoas que tinham viajado recentemente para a Nigéria.

Ambas as pessoas estão em isolamento em Otava, capital do Canadá, e as autoridades sanitárias estão à procura de contactos próximos dos infetados, anunciou em comunicado o Governo da província de Ontário. O Canadá é o primeiro país do continente americano a reportar a nova variante.

A Omicron chegou à Europa na semana passada, com o primeiro caso a ser registado na Bélgica. Depois desse país já se somam outros, como a Alemanha, Reino Unido, Itália e Holanda. Portugal confirmou esta segunda-feira os primeiros 13 casos desta nova variante, entre os jogadores do Belenenses SAD.

A África do Sul, onde foi identificada inicialmente a Ómicron, comunicou à Organização Mundial de Saúde (OMS) a deteção da nova estirpe na quarta-feira. Na sexta-feira, a OMS classificou a nova variante como “de preocupação” e batizou-a como Ómicron, nome de uma letra do alfabeto grego.

Desconhece-se, ainda, com rigor, os efeitos da nova estirpe na transmissibilidade da infeção, severidade da doença ou na imunidade. Sabe-se que tem múltiplas mutações genéticas, algumas preocupantes, na proteína da espícula, “a chave” que permite ao vírus entrar nas células humanas.

De acordo com a OMS, dados preliminares apontam para um “risco acrescido de reinfeção” com a Ómicron por comparação com outras variantes de preocupação, incluindo a Delta, a mais contagiosa até à data e dominante no mundo.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.193.392 mortes em todo o mundo, entre mais de 260,4 milhões infeções desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Canadá confirma dois primeiros casos da variante Ómicron

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião