Só metade das empresas trabalha com prazos de pagamento inferiores a 60 dias

A falta de disponibilidade de fundos, atraso intencional dos clientes e a complexidade de procedimentos de pagamento são os motivos apontados para o atraso dos pagamentos. 

Apenas metade das empresas trabalha com prazos de pagamento inferiores aos 60 dias, enquanto 75% das empresas tem de aceitar prazos de pagamento superiores aos desejados para manter a carteira de clientes, de acordo com o estudo de Gestão de Risco de Crédito em Portugal do Crédito y Caución e Iberinform. PME são as mais castigadas.

Segundo o estudo, os dados de março de 2020 refletiam o pior comportamento de toda a sequência histórica deste estudo: apenas 27% das empresas trabalhava com prazos inferiores a 60 dias e cerca de 13% estava acima dos 120. Contudo, os estímulos fiscais e as injeções extraordinárias de liquidez no tecido produtivo melhoraram paulatinamente os prazos de pagamento entre empresas devolvendo-os aos níveis anteriores à Covid-19.

O estudo revela um pior comportamento de pagamento entre as pequenas e médias empresas (PME) em relação às grandes empresas. 42% do tecido produtivo teve que aceitar prazos de pagamento superiores aos desejados por parte das PME, mas apenas 33% das grandes empresas teve de o fazer. Este comportamento está relacionado com o aumento dos problemas de liquidez do tecido empresarial.

De acordo com o estudo, os atrasos nos pagamentos devem-se essencialmente à falta de disponibilidade de fundos (66%), atraso intencional dos clientes (45%), complexidade de procedimentos de pagamento (22%) e emissão incorreta de faturas (3%) são os principais motivos que levam ao atraso dos pagamentos.

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