Catástrofes: 2021 é o 4º ano de perdas seguradas mais elevadas desde 1970

  • ECO Seguros
  • 14 Dezembro 2021

Potenciados pela mudança climática, os eventos de perigosidade secundária causaram mais de metade das perdas totais que, em 2021, rondam já os 259 mil milhões dólares, estima o Swiss Re Institute.

Eventos climáticos extremos ao longo de 2021, incluindo trovoadas e tempestades de granizo, inverno gelado, chuvas torrenciais que causaram cheias, furacões e ondas de calor extremo resultaram em catástrofes naturais que geraram perdas seguradas estimadas em 105 mil milhões de dólares (cerca de 92,85 mil milhões de euros ao câmbio corrente).

A destruição resultante de catástrofes naturais (eventos climáticos e outros, como sismos) somada aos danos resultantes de desastres causados por ‘mão humana’, que provocaram mais 7 mil milhões de dólares de perdas seguradas, o prejuízo global suportado pelos seguros eleva-se este ano aos 112 mil milhões de dólares. Este balanço preliminar, que não inclui ainda as perdas resultantes dos tornados que varreram a região central dos EUA neste mês de dezembro nem os custos com o alongamento da pandemia covid-19, já faz de 2021 o quarto ano mais oneroso para a indústria seguradora desde 1970, estima um relatório o Swiss Re Institute.

Nas últimas cinco décadas, mostra a imagem (em baixo), 2017 foi o ano mais oneroso, com danos segurados que ultrapassaram 160 mil milhões de dólares, logo seguido de 2011 (ano dos terremotos no Japão, Nova Zelândia e cheias na Tailândia) e de 2005, ano em que o furacão Katrina devastou Nova Orleães, e parte do estado de Louisiana (EUA).

Em 2021, as duas catástrofes naturais que mais prejuízos produziram também atingiram os EUA. Enquanto o furacão Ida é identificado como o desastre natural mais caro de 2021 (30 a 32 mil milhões de dólares), a tempestade de inverno Uri é a segunda, com 15 mil milhões de perdas seguradas. Este fenómeno extremo – que gelou infraestruturas de rede elétrica e deixou o Texas sem energia – somada a outros eventos climáticos caracterizados como secondary perils (consideram-se fenómenos com nível de perigosidade secundária as ondas de calor, incêndios florestais, seca prolongada e cheias) causaram mais de metade dos prejuízos totais, uma vez que os níveis de riqueza e os efeitos das alterações climáticas em áreas propensas a catástrofes significam participações de sinistro e pedidos de indemnização mais elevados.

EVOLUÇÃO de PERDAS SEGURADAS nos últimos 50 anos

Os designados secondary perils, onde se incluem também as tempestades convectivas, trovoadas e chuvas torrenciais que resultaram nas cheias como as que se registaram em junho, na Europa, espalharam danos materiais por inundações (Alemanha, Países Baixos, Bélgica, Suíça e República Checa), por um montante combinado estimado em 13 mil milhões de dólares em perdas seguradas este ano, acrescenta o relatório nomeando ainda as cheias na China e no Canadá. As cheias na Europa, com perdas económicas globais de 40 mil milhões de dólares, mostram a lacuna de proteção seguradora existente na Europa face ao risco de grandes inundações, nota o documento.

O impacto das catástrofes naturais que vivemos este ano evidencia, mais uma vez, a necessidade de investimentos significativos no reforço de infraestruturas críticas para mitigar o impacto de condições meteorológicas extremas”, afirmou Jérôme Jean Haegeli, economista-chefe do grupo do Swiss Re.

Em preços correntes, os prejuízos económicos globais resultantes das catástrofes em 2021 totalizam estimados 259 mil milhões de dólares, mais 20% do que em 2020 e acima do arredondamento para os últimos 10 anos, calculado em 229 mil milhões de dólares. A fatura global suportada pela indústria seguradora (112 mil milhões) evidencia acréscimo de 13% comparada com a de 2020.

Recursos infográficos acessíveis na plataforma sigma-explorer (Swiss Re Institute) recordam que os sismos que abalaram o Japão, em março de 2011, causando mais de 18 400 mortos e danos totais estimadas em 250 mil milhões de dólares, mantêm-se como a tragédia causadora do maior número de vítimas nos últimos 10 anos.

Desde 1990, os terramotos que atingiram o Haiti (em 2010) e a Indonésia (em 2004) causaram, cada um, perdas materiais de montante inferior às da catástrofe que abalou o Japão, mas o número de vítimas bastante mais elevado, rondando 220 mil em cada um dos casos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Catástrofes: 2021 é o 4º ano de perdas seguradas mais elevadas desde 1970

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião