Governo lança sete novos concursos no âmbito do Revive Natureza

Há seis casas florestais e um moinho disponíveis para serem reabilitados e destinados ao turismo. Candidaturas terminam a 14 de março.

O Governo lançou mais sete concursos no âmbito do Revive Natureza, uma iniciativa que prevê a reabilitação de imóveis devolutos do Estado para fins turísticos. Entre as concessões disponíveis destacam-se casas florestais e moinhos.

Os imóveis levados a concurso são: Casa Florestal de Sapadores (Figueira da Foz), Casa de Cantoneiros de Poio Negro (Manteigas), Casa de Jones (Manteigas), Moinhos da Corredoura (Celorico da Beira), Casas Florestais do Bloco do Talhão 1 (Marinha Grande), Casa Florestal de Praia (Marinha Grande) e Casa Florestal do Pedrógão (Leiria), refere um comunicado enviado pelo Ministério da Economia.

Estes imóveis serão, assim, alvo de “requalificação e valorização, promovendo o desenvolvimento regional e local, através de novas utilizações para fins turísticos”. Os interessados podem apresentar as candidaturas até 14 de março de 2022.

Os concursos foram lançados esta terça-feira, numa cerimónia onde a secretária de Estado do Turismo notou que, em cerca de ano e meio, foram lançados “38 concursos, dos quais 32 respeitantes, essencialmente, a antigos postos fiscais e casas de guardas-florestais e seis relativos a estações de caminho-de-ferro”. Isto “mostra o grande interesse por parte dos privados na recuperação e valorização destes imóveis”.

Dos três grupos de concursos já lançados, foram recebidas 367 candidaturas, encontrando-se adjudicados os imóveis respeitantes a 19 concursos dos dois primeiros grupos, sobre os quais foram celebrados dois contratos e encontra-se em processo de assinatura outro contrato, detalha o ministério.

Relativamente ao terceiro lote de seis imóveis, cuja fase para apresentação de candidaturas terminou no passado dia 19 de novembro, foram rececionadas um total de 45 propostas, tendo-se já iniciado o procedimento de análise das mesmas, com vista à sua adjudicação no início de 2022. Encontram-se ainda a decorrer, até 26 de janeiro, os concursos para a atribuição de direitos de exploração das seis estações ferroviárias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo lança sete novos concursos no âmbito do Revive Natureza

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião