Itália vai exigir teste à Covid para viagens dentro da UE

  • ECO
  • 14 Dezembro 2021

Itália deverá passar a exigir a apresentação de um teste negativo à Covid-19 a todos os cidadãos da UE que aterrem em solo italiano, incluindo os vacinados. Medida deve ser anunciada hoje.

Depois de Portugal, também Itália deverá passar a exigir a apresentação de um teste negativo à Covid-19 a todos os cidadãos da União Europeia (UE) que aterrem no país, incluindo os vacinados, avança a Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Esta decisão ainda não foi divulgada oficialmente, contudo, deverá ser anunciada esta terça-feira pelo primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, em conferência de imprensa ao final do dia, segundo o mesmo jornal, citando fontes familiarizadas com o processo.

A medida surge numa altura em que Itália, tal como vários países europeus, enfrenta uma subida de casos de infeção e mortes por Covid-19, nas últimas semanas e que o país vai começar a vacinar as crianças entre os cinco e os 12 anos. Recorde-se que 15 de outubro, Itália passou a exigir a apresentação de certificado digital Covid a todos os trabalhadores do setor público e privado. Além disso, a 6 de dezembro esta exigência foi também alargada para andar de autocarro, metro, comboios locais e para entrar em hotéis.

De notar que o Governo português tomou uma medida semelhante, sendo que a partir de 1 de dezembro passou a ser exigido a apresentação de um teste negativo à Covid (PCR ou antigénio), ou em alternativa, certificado de recuperação para aterrar nos aeroportos nacionais, bem como para entrar em bares e discotecas, nas visitas a lares, nas visitas aos doentes internados em qualquer instituição de saúde, bem como “em todos os grandes eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados”, sejam estes de natureza cultural ou desportiva.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Itália vai exigir teste à Covid para viagens dentro da UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião