Farmácias já receberam cinco milhões de autotestes à Covid-19

Desde que a utilização de autotestes pelos cidadãos foi autorizada, os distribuidores farmacêuticos já entregaram cerca de cinco milhões de testes rápidos nas farmácias comunitárias, revelou a ADIFA.

Os distribuidores farmacêuticos de serviço completo já distribuíram cerca de cinco milhões de testes rápidos à Covid-19 às farmácias comunitárias, desde que estes passaram a poder ser utilizados pelos cidadãos, de acordo com um balanço feito pela Associação de Distribuidores Farmacêuticos (ADIFA).

Num comunicado, a associação setorial indica que, só na última semana, “os associados da ADIFA distribuíram às farmácias localizadas em todo o território nacional cerca de 1,3 milhões de unidades de autotestes e mais 140 mil unidades de testes de uso profissional”.

“Através da resiliência e eficiência das suas operações de abastecimento contínuo às farmácias comunitárias de todo o país, os distribuidores farmacêuticos continuam a responder a mais uma exigência da pandemia, disponibilizando os autotestes às farmácias comunitárias em todo o país, e, por conseguinte, às populações”, remata a associação.

A procura de testes à Covid-19 tem aumentado desde que o Governo decretou a obrigatoriedade de apresentação de testes negativos à doença para acesso a um conjunto de atividades, incluindo a entrada em grandes eventos. Na passada terça-feira, 30 de novembro, foi registado o maior número de testes feitos num dia, cerca de 117 mil, sendo que na quinta-feira seguinte foram feitos perto de 113 mil.

Na sexta-feira, 3 de dezembro, a ministra da Saúde Marta Temido admitiu a falta de autotestes no mercado, sublinhando uma reposição para os dias seguintes. Esta semana, os supermercados serão reabastecidos com autotestes, sendo que também as farmácias contam ter a situação normalizada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Farmácias já receberam cinco milhões de autotestes à Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião