Moody’s mantém perspetiva estável para a banca europeia

  • Lusa
  • 6 Dezembro 2021

Qualidade dos empréstimos "enfraqueceu menos do que seria de esperar" à medida que o apoio governamental é reduzido. Retirada "gradual" evitará um aumento dos empréstimos problemáticos.

A agência de rating Moody’s mantém uma perspetiva estável para a banca europeia graças ao ritmo sustentado da recuperação económica e ao bom nível de capital que os bancos têm para enfrentar insolvências.

Num relatório publicado esta segunda-feira, a Moody’s destaca a “boa saúde” da maioria dos sistemas financeiros europeus, sem fazer uma avaliação por país.

Além de avaliar os rácios de capital, o relatório sublinha que a recuperação económica da crise causada pela pandemia de Covid-19 será suficientemente forte para “absorver” a eliminação gradual das medidas de apoio.

 

No entanto, a vice-presidente sénior da Moody’s, Maria Cabanyes, salienta que o setor mantém baixos níveis de rentabilidade, devido ao ambiente de taxas de juro baixas e ao “progresso lento no aumento das taxas”.

Mas a qualidade dos empréstimos “enfraqueceu menos do que seria de esperar” à medida que o apoio governamental é reduzido, referindo que a retirada “gradual” evitará um aumento dos empréstimos problemáticos.

Além disso, de acordo com a Moody’s, os bancos centrais manterão uma política monetária “acomodatícia” à medida que a recuperação se for consolidando.

No entanto, existe o risco de a perspetiva poder mudar para negativa se a pandemia se revelar pior do que o esperado devido à variante Ómicron ou outras variantes da Covid-19 que podem constituir um risco para a recuperação económica e conduzir a um aumento significativo das taxas de incumprimento para empréstimos não garantidos a retalho ou a empresas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moody’s mantém perspetiva estável para a banca europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião