Segurança Social já pagou 4,7 mil milhões em apoios na pandemia

  • ECO
  • 14 Dezembro 2021

Dos 4.732 milhões de euros desembolsados pela Segurança Social em apoios extraordinários, a maior fatia foi para o lay-off simplificado, que apoiou 943 mil trabalhadores de 121 mil empresas.

Desde março de 2020, altura em que a Covid-19 chegou a Portugal, a Segurança Social já desembolsou 4.732 milhões de euros em apoios extraordinários, um valor que abrange 3,07 milhões de pessoas e 174 mil empresas. A maior fatia foi para o lay-off simplificado: 1,2 mil milhões de euros para 943 mil beneficiários de 121 mil empresas, o que corresponde a um quarto dos cerca de 4,7 mil milhões pagos.

Estes dados, avançados ao Jornal de Notícias (acesso pago) pelo gabinete da ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, indicam ainda que 70% do total pago no âmbito do lay-off simplificado foi atribuído em 2020. A medida apoiou 777 mil trabalhadores só em abril do ano passado, atribuindo-lhes 306 milhões de euros.

A ajuda à retoma progressiva de empresas teve direito a 14% da despesa total com a pandemia, representando cerca de 647 milhões de euros, que serviram para ajudar um universo de 43.739 empresas e 338 mil pessoas singulares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Segurança Social já pagou 4,7 mil milhões em apoios na pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião