Lisboa segue Europa e volta aos ganhos. Galp Energia sobe quase 3%

Foi quebrada uma série de perdas do índice de referência nacional. Ainda assim, quedas da Jerónimo Martins e da Nos impediram uma subida mais expressiva do PSI-20.

Depois de quatro sessões consecutivas em queda, a bolsa nacional volta aos ganhos. A praça lisboeta acompanhou assim o sentimento positivo das congéneres do Velho Continente, depois de o Banco Central Europeu (BCE) decidir manter os juros diretores inalterados, mas fazer mudanças nos programas de compras de ativos.

As compras líquidas do PEPP (programa de compra de ativos devido a emergência pandémica) vão terminar em março, como previsto, mas o período de reinvestimento é prolongado até ao final de 2024.

Perante esta decisão, numa sessão que estava já animada pelo acelerar da retirada dos estímulos por parte da Fed, que confirmou as expectativas dos investidores, as bolsas europeias avançaram. O índice pan-europeu Stoxx 600 subiu 1,33%, enquanto o britânico FTSE 100 ganhou 1,34% e o francês Cac 40 avançou 1,39%. Já o alemão Dax somou 1,09% e o espanhol Ibex 35 valorizou 1,53%.

O índice de referência nacional não escapou à tendência, apesar de registar ganhos menos expressivos. O PSI-20 subiu 0,34% para os 5.447,62 pontos, com a Nos e a Jerónimo Martins a travar uma maior valorização.

A Nos cai 2,54% para os 3,372 euros, depois de ser acusada, em conjunto com a Meo, Vodafone e a consultora Accenture, pela Autoridade da Concorrência (AdC) de ter feito um “acordo anticoncorrencial nos serviços de televisão por subscrição”. Em reação, a operadora defendeu que “este acordo era do total conhecimento da AdC antes sequer de o projeto ser lançado, tendo sido objeto de várias reuniões e discussões prévias sem que, em momento algum, aquela autoridade tenha sinalizado as ilegalidades que agora invoca”.

Já a Jerónimo Martins perdeu 1,03% para os 20,09 euros, impedindo também uma maior subida do PSI-20.

Por outro lado, a impulsionar os ganhos do índice de referência nacional encontram-se as cotadas do setor da energia. A Galp Energia somou 2,90% para os 8,45 euros, num dia em que os preços do petróleo negociado nos mercados sobem mais de 2%, enquanto a Greenvolt ganhou 1,94% para os 6,30 euros e a EDP Renováveis subiu 1,32% para os 21,42 euros.

Em “terreno” verde, destaque ainda para a Corticeira Amorim, que valorizou 1,30% para os 10,90 euros, para a Altri, que somou 1,08% para os 5,16 euros, e para o BCP, que ganhou 0,89% para 0,1365 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa segue Europa e volta aos ganhos. Galp Energia sobe quase 3%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião