Preços na produção industrial disparam 18,7% em novembro

Os preços na produção industrial aumentaram 18,7% em novembro, face mesmo mesmo do ano passado, superando a variação registada em outubro. Face ao mês anterior a subida foi de 1,6%.

O Índice de Preços na Produção Industrial (IPPI) aumentou 18,7% em novembro, em termos homólogos, contra 16,2% em outubro, refletindo sobretudo o aumento dos preços das matérias-primas e da energia, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Face ao mês anterior a variação foi de 1,6%.

O agrupamento de Energia verificou aumentos de 10,4 pontos percentuais (p.p.), e o de Bens Intermédios 6,3 p.p., em resultado das variações homólogas de 60,4% e 17,1% respetivamente (50,6% e 15,5% em outubro). “Estes aumentos estão fortemente influenciados pela evolução dos preços da produção de eletricidade, assim como do petróleo e seus derivados, incluindo os produtos químicos”, explica o INE.

Excluindo a Energia, a variação homóloga de preços na produção industrial foi de 9,9%, contra 8,8% em outubro.

O índice da secção das Indústrias Transformadoras registou uma variação homóloga de 14,4%, contra 11,3% no mês anterior, uma contribuição de 12,9 p.p. para a evolução do índice total. Já a secção Eletricidade, Gás, Vapor, Água Quente e Fria e Ar Frio teve um aumento de 69,7%, contra 74,2% no mês anterior, com uma contribuição de 5,5 p.p.. Sem esta secção, a variação dos preços na produção industrial situou-se nos 14,3% contra 11,3% no mês anterior.

Fonte: Índices de Preços na Produção Industrial – INE. 20 de dezembro de 2021

 

A variação mensal dos Preços na Produção Industrial foi de 1,6% em novembro, -0,5% em período homólogo. “O agrupamento de Energia registou o contributo de maior intensidade, 0,8 p.p..” salienta o relatório. Com a exclusão deste agrupamento, os preços na produção industrial aumentaram 1,1% em novembro, tendo uma variação semelhante ao mês precedente.

A secção das Indústrias Transformadoras verificou um crescimento de 2,0%, -0,7% face período homólogo, com um contributo de 1,8 p.p. para a variação do índice agregado.

Os dados apresentados incluem informação recebida até 16 de dezembro de 2021, correspondendo a uma taxa de resposta, no primeiro momento de difusão, de 85,7%. Os índices são obtidos com base na recolha de cerca de 10123 preços mensais, junto das empresas sediadas em território nacional, em inquérito aos Preços na Produção de Produtos Industriais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços na produção industrial disparam 18,7% em novembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião