“Estabilidade política é fundamental para enfrentar a pandemia”, alerta Marcelo

Na reta final do ano, Presidente da República pede "estabilidade" e "previsibilidade do sistema político". Com as eleições à porta, pede escolhas ponderadas para Portugal não perder uma oportunidade.

O presidente da República alerta que a “estabilidade política é fundamental para enfrentar a pandemia” e que “não vai ser possível continuar a enfrentar o contexto pandémico e pôr de pé a resposta económico-social necessária sem previsibilidade do sistema político”.

Marcelo Rebelo de Sousa deixa ainda um aviso àquele que vier a ser o próximo Governo. O país vai atravessar um “período importante de escolhas num tempo limitado”, em declarações no encontro anual do conselho da Diáspora.

“Portugal vai poder fazer no final de janeiro escolhas que outros países vão fazer mais tarde e em condições mais complexas do ponto de vista temporal”, diz Marcelo, ao pedir o contributo de cada um.

“Os portugueses têm agora a oportunidade, até 30 de janeiro, de ponderar as escolhas quer no que respeita ao pós pandemia, quer no que respeita à gestão económico-social, tendo presente que o esforço exigido vai ser de fôlego, não pode ser um esforço traduzido em mini ciclos políticos — isso seria perder uma oportunidade“.

Para o chefe de Estado, as eleições marcadas para 30 de janeiro “permitem um horizonte até 2026” e que “não permitiriam, se porventura, a crise tivesse ocorrido num momento em se iniciava a execução dos fundos e nos encontrássemos a meio de um caminho. Havia o risco de rediscutir o caminho acabado de começar que estava a ser seguido”, conclui Marcelo Rebelo de Sousa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Estabilidade política é fundamental para enfrentar a pandemia”, alerta Marcelo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião