País está num “clima melhor do que o do ano passado”, diz Marcelo

  • ECO
  • 25 Dezembro 2021

O Presidente da República escreve uma mensagem de Natal com a esperança no processo de vacinação, mas deixa um alerta sobre os mais pobres e a saúde mental.

Marcelo Rebelo de Sousa considera que o país está num “clima melhor do que o do ano passado”, graças ao processo de vacinação contra a Covid-19. Numa mensagem de Natal publicada este sábado no Jornal de Notícias, o Presidente da República recorda que, apesar de estarmos numa situação melhor, há problemas na pobreza e na saúde mental que vão continuar nos próximos anos.

“Apesar das restrições, mais aberto do que o de 2020”, começa por escrever Marcelo, referindo-se ao segundo Natal em pandemia, elogiando a “vacinação a prosseguir”, seja na dose de reforço seja nas crianças. Para o Presidente “viver um Natal assim é experimentar uma sensação agridoce”, admitindo que “não são os Natais de antes da pandemia” mas que já permitem “um tempo de reencontro mais próximo, mais partilhado, mais a caminho do sonho que todos acalentam”.

Porém, deixa duas chamadas de atenção. Uma para “os mais pobres, doentes, vulneráveis, abandonados, esquecidos, excluídos, marginalizados” e outra para “os que mais sentiram as descompensações psico-sociológicas da pandemia“. “Vale a pena não fazer de conta de que há Natal que possa passar ao lado delas”, alerta, pedindo que não haja uma “memória coletiva curta” após este período de festas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

País está num “clima melhor do que o do ano passado”, diz Marcelo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião