Família de Manuel Pinho perde segredo bancário e fiscal

  • ECO
  • 27 Dezembro 2021

Decisão abrange pais e filhos de Manuel Pinho e da esposa. Procuradores querem percebeu se casal escondeu património financeiro ou imobiliário em nome dos familiares.

O Ministério Público (MP) decretou a quebra do sigilo bancário e fiscal dos familiares diretos de Manuel Pinho e da esposa, Alexandra Pinho, incluindo os pais e os filhos do casal. De acordo com o Correio da Manhã (acesso pago), o objetivo é perceber se o casal escondeu património financeiro ou imobiliário em nome dos familiares mais próximos.

Nos dois casamentos, Manuel Pinho tem três filhos e Alexandra Pinho tem quatro. Assim, os pais de um e de outro, bem como os filhos de um e de outro, perdem o direito ao sigilo bancário e fiscal. O mesmo acontece com a própria Alexandra Pinho e com a empresa imobiliária do casal, Pilar Jardim. Com isto, o MP quer, por um lado, verificar se o casal escondeu dinheiro em contas dos pais ou dos filhos das duas relações anteriores e, por outro, se colocou bens materiais em nome dos seus familiares próximos. Por isso, foi pedida também a identificação dos carros registados em nome de Manuel Pinho, da mulher e dos familiares mais próximos.

Manuel Pinho e a esposa são suspeitos de terem ganho mais de cinco milhões de euros com os alegados crimes que estão a ser investigados no caso EDP. Num despacho de 16 de dezembro, lê-se que “se desconhece ainda a origem e o destino dos fundos depositados na [offshore] Mandalay, onde se encontrará uma quantia de 1,11 milhões de euros”. Manuel Pinho declarou esta verba quando aderiu ao perdão fiscal, em 2012.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Família de Manuel Pinho perde segredo bancário e fiscal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião