Três milhões de portugueses já receberam reforço da vacina contra Covid-19

Do total de mais de três milhões de doses de reforço administradas contra a Covid, quase de dois milhões foram a pessoas com mais de 65 anos. Além disso, 2,4 milhões receberam a vacina da gripe.

Portugal ultrapassou a fasquia das três milhões de doses de reforço administradas contra a Covid, das quais quase dois milhões foram a pessoas com mais de 65 anos, revelou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

“Portugal já administrou mais de três milhões de doses de reforço contra a Covid-19 e
mais de 2,4 milhões de doses da vacina contra a gripe, das quais aproximadamente
477 mil em farmácias”, aponta a DGS numa nota divulgada esta terça-feira.

A entidade liderada por Graça Freitas sinaliza que, do total das mais de três milhões de pessoas que receberam a dose de reforço, quase dois milhões têm idade igual ou superior a 65 anos. Além disso, o organismo sublinha ainda que, até ao momento, “88% das pessoas com mais de 70 anos” já receberam a dose de reforço, bem como 66% das pessoas entre 60 e 69 anos.

Portugal está com uma elevada incidência de infeções por Covid-19, encontrando-se há sete dias consecutivos acima dos 10 mil casos diários. Ainda assim, os efeitos deste aumento significativo de casos são diferentes face a outras vagas, devido à imunização da população e a indícios de que a variante Ómicron, agora prevalente, provoque doença menos severa.

Especialistas do gabinete de crise da Ordem dos Médicos e do Instituto Superior Técnico estimam que Portugal possa atinguir o pico desta vaga entre 20 a 24 de janeiro, podendo chegar aos 100 mil casos diários e cerca de 2.200 internamentos (dos quais até 225 em unidades de cuidados intensivos, abaixo do limite dos 255 definidos como críticos). Os óbitos não deverão exceder os 30 por dia, em média móvel a sete dias.

Face à situação pandémica, o Governo convocou para quarta-feira uma nova reunião no auditório do Infarmed, para ouvir os especialistas, que servirá de base para decidir as medidas que vão vigorar após estas duas semanas de contenção no próximo Conselho de Ministros, que realizar-se-á esta quinta-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Três milhões de portugueses já receberam reforço da vacina contra Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião