Hoje nas notícias: Pensões, nomeações e Mercedes

  • ECO
  • 5 Janeiro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

As pensões de mil euros perderam 9% de poder de compra desde que a atualização das reformas foi aprovada em 2006. A marcar o dia está ainda a notícia de que a decisda da idade de reforma vai antecipar o problema da falta de professores. A menos de um mês das eleições, o Governo está a promover nomeações de altos dirigentes na Administração Pública. E a Mercedes-Benz Portugal está a chamar milhares de automóveis à oficina.

Pensões de mil euros perdem 9% do poder de compra desde 2006

Desde 2006, ano em que a regra de atualizações de pensões foi aprovada, que as reformas do segundo escalão só sofreram atualizações em linha com a inflação quatro vezes. Neste contexto, as pensões de mil euros por mês perderam 9,1% do poder de compra ou do seu valor real, segundo as estimativas realizadas pelo especialista em sistemas de pensões Armindo Silva a pedido do Jornal de Negócios.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Queda na idade da reforma vai agravar falta de professores

A descida da idade de reforma para os 66 anos, sobretudo pelo impacto da pandemia na mortalidade, vai antecipar o cenário de falta de professores em Portugal durante a próxima década. Segundo cálculos do Público com base no “Estudo de diagnóstico de necessidades docentes de 2021 a 2030”, pedido pelo Ministério da Educação à Universidade Nova de Lisboa, no ano letivo 2023/2024 será necessário contratar cerca de 3.600 docentes, isto é, um acréscimo de 800 face ao estimado anteriormente.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Governo faz nomeações na Administração Pública para cinco anos

A menos de uma mês das eleições legislativas, marcadas para 30 de janeiro, o Governo, com poder limitado, está a efetuar renovações de comissões de serviço de altos dirigentes da Administração Pública. Só na última semana de 2021, o secretário-geral da Presidência do Conselho de Ministros, bem como o responsável pela gestão da rede informática do Governo (Ceger) foram reconduzidos por mais cinco anos, com a aprovação do secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas. Segundo o Correio da Manhã, o Estatuto do Pessoal Dirigente dita que, se o novo Executivo mudar os nomeados, os substituídos têm direito a uma indemnização.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Hackers destroem arquivos da SIC e Expresso

Os sites do Expresso e da SIC Notícias foram atacados por piratas informáticos, que destruíram todos os dados informáticos, incluindo o arquivo e as cópias de segurança (os chamados backups). Esta segunda-feira, entretanto, foram lançados sites provisórios dos dois títulos do grupo Impresa, que já anunciou que vai apresentar uma queixa-crime contra o Lapsus Group, o grupo de hackers que atacou os sites na madrugada de domingo. Segundo o JN, o ataque não foi o típico ransomware em que é pedido um resgate pelo desbloqueio dos dados, uma vez que estes terão sido imediatamente apagados pelos criminosos.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Mercedes Portugal chama milhares de automóveis à oficina

A Mercedes-Benz Portugal está a chamar milhares de automóveis à oficina, devido a um problema na bomba de refrigeração de alguns modelos da marca alemã. Numa carta enviada a um dos clientes, a fabricante diz que “a bomba de refrigeração – controlada via vácuo – pode ter uma fuga entre o circuito de refrigeração e o circuito de vácuo do seu veículo” e “pode haver risco de incêndio em alguns casos”. Trata-se de “uma ação de serviço de risco mínimo”, diz fonte oficial, que indica que o processo “vai ser levado a cabo por tranches ao longo de 2022”.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Pensões, nomeações e Mercedes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião