Vacina da Novavax já começou a ser distribuída na Europa

As primeiras doses da vacina contra a Covid da Novavax já começaram a ser distribuídas na Europa. Em Portugal, a DGS ainda não se pronunciou sobre a sua eventual administração.

As primeiras doses da vacina contra a Covid da Novavax já começaram a ser distribuídas na Europa, avança a Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês). Esta foi a quinta vacina aprovada pelo regulador europeu, contudo, a DGS ainda não se pronunciou sobre a sua administração em Portugal.

A indicação foi confirmada pelo presidente executivo da Novavax, Stanley Erck, durante uma conferência promovida pela JPMorgan Healthcare. Além disso, o CEO adiantou ainda que a farmacêutica juntamente com o Serum Institute of India avançaram com um pedido de uso de emergência desta vacina na África do Sul, segundo o mesmo jornal.

Em causa está a vacina Nuvaxovid ou também conhecida como NVX-CoV2373 que é desenvolvida pela farmacêutica norte-americana Novavax e baseada numa versão da proteína spike do SARS-CoV-2 criada em laboratório à qual se juntou um adjuvante. É assim diferente das vacinas de mRNA da Pfizer e Moderna, por exemplo, ainda que o método de administração seja semelhante, dado que prevê também a administração de duas tomas com um intervalo de três semanas por dose.

Esta vacina recebeu “luz verde” da Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) para ser administrada em pessoas a partir dos 18 anos, a 20 de dezembro. Contudo, para ser administrada em Portugal precisa de ter o aval da Direção-Geral da Saúde (DGS), o que ainda não sucedeu.

Ao ECO, o Infarmed revelou que Portugal tem 492 mil doses da vacina contra a Covid da Novavax, ao abrigo do contrato de aquisição de vacinas assinado em agosto pela Comissão Europeia. O ECO tem vindo a questionar o Governo e DGS sobre se, eventualmente, esta vacina virá a ser utilizada para a vacinação primária de pessoas ainda não foram inoculadas ou na vacinação de reforço (que está atualmente a ser feita apenas com vacinas mRNA), ou até, se estas doses poderão ser doadas a outros países, mas ainda não obteve resposta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacina da Novavax já começou a ser distribuída na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião