Regulador europeu aprova vacina da Novavax contra a Covid

A Agência Europeia do Medicamento aprovou a vacina desenvolvida pela Novavax contra a Covid-19 para maiores de 18 anos. Trata-se da quinta vacina a receber "luz verde" do regulador.

A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) aprovou a utilização de emergência da vacina contra a Covid da Novavax, para pessoas a partir dos 18 anos. Esta é a quinta vacina a receber “luz verde” do regulador europeu.

“A EMA recomendou a concessão de uma autorização de comercialização condicional para a vacina da Novavax contra a Covid-19, a Nuvaxovid (também conhecida como NVX-CoV2373) para prevenir a Covid-19, em pessoas a partir dos 18 anos de idade”, adianta o regulador europeu, em comunicado divulgado esta segunda-feira.

O Comité de Medicamentos para Uso Humano da EMA adianta que “após uma avaliação exaustiva”, a entidade concluiu “com consenso que os dados relativos à vacina são robustos e cumprem os critérios da União Europeia para eficácia, segurança e qualidade”, lê-se na nota de imprensa.

Para tomar esta decisão, a EMA baseou-se em dois ensaios clínicos que envolveram mais de 45 mil pessoas, entre o México, Estados Unidos e Reino Unido. Neste contexto, os estudos revelaram que a vacina desenvolvida pela Novavax tem uma eficácia de 90% contra a Covid. O regulador europeu sublinha ainda que durante estes estudos a estirpe original do SARS-CoV-2, bem como algumas variantes consideradas de preocupação, nomeadamente a Alpha e a Beta, foram as mais comuns em circulação, pelo que atualmente “existem dados limitados” sobre a eficácia da vacina da Novavax “contra outras variantes preocupantes, incluindo a Ómicron”.

O regulador europeu refere ainda que os efeitos secundários de administração desta vacina “foram geralmente ligeiros ou moderados e desapareceram alguns dias após a vacinação” e incluem dor no local da injeção, cansaço, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações, náuseas ou vómitos.

Esta vacina é também administrada em duas doses, sendo que a empresa deverá começar a distribui-la pelo Estados-membros durante o primeiro trimestre do próximo ano, segundo a Reuters. Recorde-se que em agosto, a Comissão Europeia tinha chegado a acordo com a farmacêutica para adquirir 100 milhões de doses desta vacina. Além disso, o contrato contempla ainda uma opção de aquisição de mais 100 milhões de doses adicionais.

(Notícia atualizada pela última vez às 14h11)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Regulador europeu aprova vacina da Novavax contra a Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião