Linha SNS24 atendeu mais de 850 mil chamadas em 11 dias

Em apenas 11 dias, a linha SNS24 atendeu mais de 850 mil chamadas, das quais 545 mil foram na primeira semana de janeiro. Profissionais estão a atender, em média, 90 mil chamada/dia nos dias úteis.

Com os casos a dispararem para máximos, a linha SNS24 tem estado sujeita a uma elevada pressão. Desde o início de janeiro e até esta terça-feira, foram atendidas mais de 850 mil chamadas, revelam os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), em comunicado.

Em comunicado, a entidade sinaliza que só na primeira semana de janeiro, foram 545 mil chamadas, isto é, um número “sete vezes e meia superior à primeira semana de novembro, na qual foram atendidas cerca de 72 mil chamadas”.

Nesse contexto, os SPMS adiantam que estes valores demonstram “a elevada procura que a linha SNS24 tem tido”, sublinhando que nos dias úteis estão a ser atendidas, em média, mais de 90 mil chamadas por dia.

O número de casos em Portugal tem vindo a aumentar, à luz da rápida disseminação da variante Ómicron, que já é responsável por mais de 90% das infeções identificadas em território nacional. Só nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 40.945 casos, um novo recorde desde o início da pandemia, e 20 óbitos por Covid-19. Contudo, as consequências deste aumento nos hospitais são, para já, diferentes das vivenciadas noutras vagas.

Segundo os SPMS, a procura pela linha SNS24 tem vindo “a aumentar desde novembro e na primeira, segunda e terceira semanas de dezembro já tinham sido atendidas entre 170 mil e 205 mil chamadas”.

Nesse sentido, as autoridades de saúde têm vindo a fazer um esforço para automatizar alguns dos procedimentos, pelo que foi criado um novo algoritmo para tornar automática a emissão de declarações de isolamento profilático e as baixas. “Desde finais de dezembro, foram concluídos com sucesso cerca de 480 mil atendimentos automatizados, dos quais cerca de 352 mil só em janeiro”, aponta o organismo acrescentando ainda que só na terça-feira foram emitidas “mais de 75 mil declarações provisórias de isolamento” de forma automática através desta linha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Linha SNS24 atendeu mais de 850 mil chamadas em 11 dias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião