Excesso de mortalidade em Portugal foi o 5.º mais baixo da UE em novembro

Em novembro de 2021, voltou a registar-se um aumento no excesso de mortalidade na União Europeia. Portugal registou a quinta taxa mais baixa da UE e bastante abaixo da média do bloco comunitário.

Em novembro de 2021, o excesso de mortalidade na União Europeia (UE) voltou a aumentar pelo quarto mês consecutivo, atingindo 26,5%, segundo os dados divulgados esta sexta-feira pelo Eurostat. As taxas dos Estados-membros continuam a oscilar entre subidas e recuos, sendo que Portugal tem a quinta taxa mais baixa do bloco comunitário, situando-se em 14.º lugar.

Com o surgimento da pandemia de Covid-19, em março de 2020, o excesso de mortalidade no bloco comunitário teve dois ciclos, nesse ano. Um primeiro entre março e maio de 2020, tendo atingido o “pico” em abril desse ano: mais 25% óbitos do que a média registada no mesmo mês entre 2016 e 2019. Este “pico” voltaria a ser superado na segunda vaga da pandemia, com o mês de novembro de 2020 a registar um aumento de 40% no excesso de mortes, face ao período homólogo entre 2016 e 2019.

Não obstante, olhando especificamente para 2021, depois de ter atingido um mínimo de 5,6% em julho face à média de óbitos entre 2016-2019 na UE, este indicador tem vindo a aumentar há quatro meses consecutivos, tendo subido 9% em agosto, 12,7% em setembro, 17,7% em outubro e 26,5% em novembro.

As taxas dos Estados-membros continuam a oscilar entre subidas e recuos, sendo que em novembro a Bulgária é o país com o maior aumento (88,2%) no excesso de mortalidade em novembro, face ao período homólogo, seguida pela Roménia (83,9%) e pela Letónia (55,3%).

Excesso de mortalidade na UE em novembro de 2021Fonte: Eurostat

Importa referir, no entanto, que não existem dados atualizados para todos os países, como é o caso, por exemplo, de Espanha, Grécia ou Áustria. Nesse contexto, Portugal está quase no final da tabela, na 14.ª posição tendo em conta os países pertencentes à União Europeia, e apenas ultrapassado pela Suécia (-0,5%), Itália (3,9%), França (4,9%) e Dinamarca (13,9%). Assim, em novembro de 2021, o excesso de mortalidade em território nacional situou-se nos 14% face à média de 2016-2019, isto é, bastante abaixo da média europeia (26,5%), mas bastante acima do valor verificado no mês anterior (7,8%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Excesso de mortalidade em Portugal foi o 5.º mais baixo da UE em novembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião