Maiores de 18 vacinados com Janssen já podem agendar reforço contra Covid-19

As pessoas com mais de 18 anos que receberam a vacina da Janssen há mais de 90 dias já podem fazer o auto-agendamento da dose de reforço contra a Covid.

Os cidadãos com mais de 18 anos que receberam a vacina da Janssen contra a Covid-19 há mais de 90 dias já podem fazer o auto-agendamento da dose de reforço contra a Covid.

Esta indicação já consta na página do Governo dedicada à Covid-19. Este alargamento permite, assim, que as pessoas a partir dos 18 anos, inclusive, que tenham sido vacinadas com a vacina da Janssen há mais de 90 dias possam agendar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19, já que até então esta possibilidade estava apenas disponível para os utentes com idade igual ou superior a 30 anos para quem tomou esta vacina.

Além disso, está também disponível o auto-agendamento da dose de reforço contra a Covid para todos os maiores de 45 anos, independentemente da vacina tomada na vacinação primária, bem como da dose de reforço contra a Covid e/ou Gripe para os maiores de 60 anos.

À semelhança no que aconteceu com a vacinação primária completa, através deste agendamento online, os utentes podem escolher a data, bem como o local onde pretendem ser inoculados. Caso não exista vaga podem optar por por ficar em lista de espera ou, até, escolherem outro posto de vacinação. Posteriormente, vão receber um SMS para confirmarem o agendamento proposto.

Recorde que no final de abril de 2021, a Direção-Geral da Saúde decidiu recomendar a utilização da vacina do grupo Johnson & Johnson só a pessoas com mais de 50 anos, após o regulador europeu ter concluído que há uma possível ligação entre a administração desta vacina e a formação de coágulos sanguíneos. No entanto, esta decisão foi parcialmente revertida no início de junho, pelo que é recomendada apenas para o sexo masculino a partir dos 18 anos. Não obstante, importa sublinhar que Portugal atualmente está apenas a administrar doses de reforço com as vacinas de mRNA (Pfizer ou Moderna), mesmo que os utentes não tenham recebido essa vacina durante o esquema de vacinação primário.

(Notícia atualizada pela última vez às 18h17)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maiores de 18 vacinados com Janssen já podem agendar reforço contra Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião