Portugal só vai dar a vacina da Janssen a maiores de 50 anos

As autoridades de saúde portuguesas decidiram recomendar a administração da vacina da Janssen a maiores de 50 anos, revelou António Lacerda Sales. A norma já foi publicada pela DGS.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda a administração da vacina da Janssen, do grupo Johnson & Johnson só a pessoas com mais de 50 anos. Esta decisão foi anunciada pelo secretário de Estado Ajunto e da Saúde durante uma visita ao Centro Hospitalar do Oeste, nas Caldas da Rainha, esta sexta-feira manhã, tendo sido já publicada, entretanto, a norma das autoridades de saúde.

“Em Portugal, recomenda-se, à data, que Covid-19 Vaccine Janssen® seja utilizada em pessoas com 50 ou mais anos de idade”, informa a norma 004/2021, divulgada esta sexta-feira, pela Direção-Geral da Saúde.

Não obstante, as autoridades de saúde sublinham ainda que as pessoas com menos de 50 anos “que assim o desejem” podem ser vacinadas com esta a vacina da farmacêutica norte-americana, “desde que sejam devidamente informadas sobre os benefícios e os riscos, e concedam expressamente o seu consentimento informado”, assinala a instituição liderada por Graça Freitas.

Minutos antes, esta decisão foi anunciada pelo secretário de Estado Ajunto e da Saúde, durante uma visita ao Centro Hospitalar do Oeste, nas Caldas da Rainha. António Lacerda Sales adiantou que esta vacina deverá agora começar a ser administrada.

“Estes planos são ajustáveis e têm sempre uma adaptação permanente, progressiva, àquilo que a ciência nos vai dando“, disse o responsável, em declarações transmitidas pela TVI24, acrescentando que as autoridades de saúde estão a seguir “as recomendações internacionais”, “articulando-se” também com outros países da Europa.

Esta limitação surge pouco mais de uma semana depois de a Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) ter admitido que existe uma possível ligação entre a administração desta vacina norte-americana e a formação de coágulos sanguíneos. Em causa estão oito casos da formulação de coágulos sanguíneos reportados nos EUA, em cerca de sete milhões de vacinados. Estes casos dizem respeito a mulheres com idades entre 18 e 49 anos, um dos quais fatais, e foram reportados cerca de três semanas, após serem vacinadas.

Contudo, e à semelhança do que aconteceu com a vacina da AstraZeneca, o regulador europeu salienta que os benefícios da administração da vacina da Janssen continuam a superar os riscos, dado que os casos são muito raros.

No âmbito do contrato realizado com a Comissão Europeia, estão previstas 200 milhões de doses da vacina da Janssen para a Europa este ano, com a opção de compra de mais 200 milhões adicionais. Quanto a Portugal, o país já recebeu as primeiras 31.200 doses desta vacina, mas estava a aguardar o parecer técnico da Comissão de Vacinação para começar a administrar a vacina, sendo que esta quinta-feira chegaram mais 24 mil doses. No total, o país espera receber 4,5 milhões de doses desta vacina ao longo deste ano, das quais 1,25 milhões já neste segundo trimestre.

(Notícia atualizada às 12h51)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal só vai dar a vacina da Janssen a maiores de 50 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião