Portugal participa na Fitur com 42 empresas e 7 regiões turísticas

  • Lusa
  • 17 Janeiro 2022

Na Fitur, que decorre entre 19 e 23 de janeiro em Madrid, “será apresentado ao mercado espanhol o projeto ‘Viagem a Portugal Revisited’". Espanha é o 1.º mercado turístico para Portugal.

Portugal vai participar na Feira Internacional do Turismo de Madrid (Fitur), entre 19 e 23 de janeiro, com 52 empresas, sete regiões de turismo e o Turismo de Portugal, segundo um comunicado da entidade liderada por Luís Araújo.

“Portugal participa na 42.ª edição da Fitur, a maior feira de turismo do mercado espanhol e uma das mais importantes a nível mundial, que decorre de 19 a 23 de janeiro, em Madrid”, destacou a entidade, referindo que este ano, “num visível esforço coletivo de retoma, a participação nacional é consideravelmente mais expressiva em número de empresas do que no ano anterior, contando com a participação de 52 empresas, as 7 regiões turísticas e o Turismo de Portugal”.

Segundo a mesma nota, o ‘stand’ nacional, “com uma área de 682 metros quadrados, foi concebido para proporcionar um grande impacto visual no espaço da feira”, sendo que por ocasião da Fitur “será apresentado ao mercado espanhol o projeto ‘Viagem a Portugal Revisited’ que, no âmbito das comemorações do centenário de Saramago e com a curadoria do escritor José Luís Peixoto, propõe a revisitação aos itinerários da obra do autor e convida escritores contemporâneos a inspirarem-se nesses locais”.

“Nessa mesma ocasião será também revelado o nome do escritor espanhol que participa no projeto”, que “resulta da parceria entre o Turismo de Portugal e a Fundação José Saramago e será uma das âncoras de promoção do Turismo Literário em 2022”, lê-se na mesma nota.

A participação de Portugal na Fitur contará com a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, onde, “além da visita ao ‘stand’ de Portugal, reunirão com as empresas e o ‘trade’ [setor] e manterão contacto com os principais ‘players’ do mercado”, segundo o comunicado.

Citada na mesma nota, Rita Marques salientou que “a presença do Turismo de Portugal na 42.ª edição da Fitur tem como principal objetivo reativar os fluxos turísticos espanhóis e colmatar a quebra de turismo provocada pela crise pandémica”, acrescentando que “o mercado espanhol é uma das grandes apostas em 2022″.

“Apesar do contexto pandémico e da redução dos níveis da procura internacional, em 2020 Espanha posicionou-se como o 1.º mercado turístico para Portugal aferido pelo indicador hóspedes, com registo de 763,4 mil hóspedes que geraram 1.686 mil dormidas (3º neste indicador)”, sendo que, indicou o Turismo de Portugal, “em 2021 a tendência mantém-se”.

Assim, “de acordo com os últimos números disponíveis – referentes a novembro de 2021 – o número de hóspedes foi de 1.058,9 mil (mais 35,7% que em novembro de 2020) e as dormidas ascenderam a 2.444,5 mil, um valor 41,7 % superior ao verificado em novembro de 2020”, referiu a entidade.

A Fitur, uma das maiores do mundo, vai receber quase 7.000 empresas do setor oriundas de 107 países. De acordo com os organizadores, que apresentaram à imprensa na semana passa a 42.ª edição da feira, o evento de cinco dias terá 600 expositores, 6.933 empresas e a República Dominicana como o país parceiro do evento.

A feira em Madrid tem como grande objetivo gerar confiança no mercado, encorajar o setor das viagens e realçar a importância do turismo de negócios, depois de quase dois anos em que o setor foi dos mais atingidos pela pandemia de covid-19, segundo os organizadores da feira.

“Esperamos que seja lançado um sinal de esperança e inequívoco do potencial de uma indústria que precisa de retomar a normalidade de uma atividade que demonstrou nos últimos meses a sua grande resistência”, afirmou num comunicado o IFEMA (Feira Internacional de Madrid), que organiza o certame.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal participa na Fitur com 42 empresas e 7 regiões turísticas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião