Reino Unido prepara-se para deixar de pagar testes à Covid a partir de junho

  • ECO
  • 18 Janeiro 2022

As autoridades de saúde do Reino Unido preparam-se para deixar de comparticipar a 100% os testes à Covid aos cidadãos, a partir de junho.

O governo do Reino Unido prepara-se para deixar de comparticipar a 100% os testes à Covid aos cidadãos. A intenção consta de um documento interno e a medida deverá ser aplicada a partir de junho, segundo a Reuters (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Segundo a Reuters, esta medida já estava a ser planeada pelo governo britânico, contudo, foi adiada no início desde ano, na sequência do aumento de casos associados à variante Ómicron.

Desde abril de 2021 que no Reino Unido os testes à Covid estão disponíveis gratuitamente para pedidos online ou nas farmácias. Só entre 30 de dezembro de 2021 e 5 de janeiro de 2022, foram feitos mais de oito milhões de testes, o maior número semanal registado desde o início da pandemia, segundo a Agência de Segurança da Saúde do país.

O Ministério da Saúde britânico recusou-se a dizer quanto é que esta medida já custou aos cofres do Estado do Reino Unido, mas, uma fonte próxima indicou que uma caixa de sete testes pode chegar a custar 30 libras (cerca de 35,90 euros à taxa de câmbio atual).

Esta terça-feira foi também conhecido que a Alemanha estará a ponderar mudar a estratégia de testagem atual, sendo que a confirmar-se, o objetivo é fazer apenas testes PCR a pessoas sintomáticas e aos grupos vulneráveis. Esta intenção surge numa altura em que os laboratórios estão no limite de capacidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reino Unido prepara-se para deixar de pagar testes à Covid a partir de junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião