Linha de alta velocidade obriga a nova ponte Porto-Gaia

  • ECO
  • 26 Janeiro 2022

A linha de alta velocidade entre o Porto e Lisboa vai obrigar à construção de uma nova ponte ferroviária entre o Porto e Gaia. Estação de Campanhã será ampliada.

O Porto vai ter uma nova ponte. A nova linha que vai ligar a Invicta a Lisboa vai obrigar à construção de uma nova ponte ferroviária entre o Porto e Vila Nova de Gaia, avança o Dinheiro Vivo, citando fonte oficial da Infraestruturas de Portugal (IP). Esta travessia será necessária para os comboios de alta velocidade e levará ainda à ampliação da estação de Campanhã.

A famosa linha de comboio de alta velocidade, que pretende ligar o Porto a Lisboa em apenas 1h10, prevista arrancar no início deste ano, vai obrigar à construção de uma nova ponte ferroviária no Porto, uma vez que a atual ponte de São João “encontra-se no limite da sua capacidade” e não conseguirá “acomodar o serviço de alta velocidade”, disse fonte oficial da IP àquele jornal.

Além disso, no final da ponte de São João, do lado de Gaia, não é possível inserir, totalmente em curva, uma nova linha de alta velocidade. A nova ponte ficará, assim, localizada entre a ponte de São João e a ponte rodoviária do Freixo, e dará acesso à estação de Campanhã, passando sobre a praia fluvial do Areinho (em Gaia) e os terrenos da Mota-Engil (no Porto). A altura do tabuleiro será abaixo da cota da ponte do Freixo.

A expansão de Campanhã será, assim, ampliada, mas a nível subterrâneo devido à construção do terminal intermodal rodoviário e do projeto de reconversão do antigo Matadouro. Sob a plataforma haverá uma estação abaixo do nível do solo com duas a quatro linhas. No Porto, a estação terminal da alta velocidade será no aeroporto Sá Carneiro, que também terá espaço para acomodar as oficinas de manutenção dos comboios rápidos.

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