Projeto da linha Lisboa-Porto vai começar em 2022

  • ECO
  • 13 Agosto 2021

Os estudos de impacte ambiental para a nova linha de alta velocidade que liga Lisboa e Porto vão começar já no início de 2022, revela o ministro Pedro Nuno Santos.

O projeto para a linha de comboio de alta velocidade, que pretende ligar a capital ao Porto, vai arrancar no início de 2022, com o começo do estudo de impacte ambiental, disse o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, em entrevista ao Jornal Económico (acesso condicionado). Com a nova linha, a viagem entre as duas cidades vai demorar apenas 1h10, diz o ministro.

Esta informação também foi confirmada pelo vice-presidente das Infraestruturas de Portugal e ex-CEO da Rave, empresa que foi responsável pela chegada do TGV a Portugal, dez anos antes. Carlos Fernandes disse ao Jornal de Negócios (acesso pago) que, até ao final deste ano, os estudos entre Soure e Porto vão estar concluídos, para que no ano seguinte se iniciem os estudos de impacte ambiental. Em 2023, o projeto vai começar a ser construído. Entre 2027 e 2028, ir de comboio de Lisboa ao Porto vai demorar menos de duas horas e, em 2030, a mesma viagem vai durar 1h17, entre as estações de Campanhã e Oriente, garante Carlos Fernantes.

“A primeira fase já está a correr, estamos a preparar o lançamento da segunda fase: o Braga-Valença, que faz parte do Porto-Vigo, e o Soure-Carregado, que é a segunda fase do Lisboa-Porto”, explica o vice-presidente da IP. Para além disso, avança que vão “ter muitos mais comboios do que hoje”, como nas cidades de Coimbra, Aveiro e Leiria e a linha Aveiro-Mangualde, que se espera ser aprovada pela União Europeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Projeto da linha Lisboa-Porto vai começar em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião