Três sinais de que está na hora de procurar um novo emprego

Já não está a aprender ou progredir? Recomendaria a sua empresa a um amigo? O seu trabalho está afetar a sua saúde? A resposta poderá significar que está na hora de abraçar um novo desafio.

Esteja ou não satisfeito com as funções que desempenha e com a forma como é recompensado, vale sempre a pena fazer uma retrospetiva sobre o seu emprego atual. É apenas um momento da sua carreira, mas pode querer mantê-lo ou, pelo contrário, pôr um ponto final nessa etapa e abraçar um desafio que melhor o satisfaça.

Independentemente disso, comece por interrogar-se: “O meu emprego está a servir os seus objetivos de carreira a longo prazo?”; “O que me faria mais feliz?”. Se respondeu “não” à primeira questão e se uma mudança de emprego é um dos caminhos que pondera para atingir maior felicidade, esteja atento a estas três razões, que, segundo a Quartz at Work (acesso livre, conteúdo em inglês), podem levá-lo a querer demitir-se.

1. “Não estou a aprender”

É normal que alterne entre períodos de maior crescimento e aprendizagem e períodos de consolidação ou momentos em que não sai tanto da sua zona de conforto. Contudo, se considera que já não está a aprender na sua atual função e empresa, e não vê oportunidades de crescimento, “talvez seja o momento de considerar uma nova oportunidade laboral”. Mas, antes de demitir-se, fale com o seu líder sobre as oportunidades de desenvolvimento que poderão existir para si.

2. “Hesito em recomendar a empresa onde trabalho”

Se hesita em mencionar que a organização para a qual trabalhar está a recrutar ou não a recomendaria de todo aos seus amigos, vale a pena questionar se também você não mereceria ser contratado por outra empresa.

3. “O meu trabalho está a afetar-me”

Se sente que está perto do burnout, é momento de parar. Conhece o seu ambiente de trabalho — e, sobretudo, conhece-se a si próprio — para saber se vale a pena tentar estabelecer limites e construir hábitos saudáveis. Se estabelecer limites e, por exemplo, encerrar o computador e desligar as notificações às 19H00, será que vão ser respeitados? Guardar algum tempo do dia para praticar exercício físico será suficiente para sentir-se melhor? Faça esta reflexão e privilegie sempre o seu bem-estar, físico e psicológico.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Três sinais de que está na hora de procurar um novo emprego

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião